Magia do Natal vive-se em S. João da Madeira

Até 5 de janeiro serão várias as atrações de Natal na cidade, com destaque para a pista de gelo instalada na Praça Luís Ribeiro.

Na noite de 30 de novembro ligaram-se as iluminações de Natal em S. João da Madeira. São mais de 100 mil leds e duas centenas de motivos decorativos alusivos à quadra, distribuídos por diversos arruamentos e locais da cidade.

Desse roteiro fazem parte também, como nos dois últimos anos, lugares mais afastados do centro da cidade, como o Bairro do Poder Local, Parrinho, Orreiro, Devesa Velha e Praça da República. Este ano as luzes chegam ainda ao Parque Ferreira de Castro, na zona da Mourisca.

A tradicional “Chegada do Pai Natal” aconteceu a 8 de dezembro, momento que, devido à chuva, teve que ser transferido da Praça Luís Ribeiro para os Paços da Cultura, transformados, assim, na casa do Pai Natal, para alegria dos mais novos e das suas famílias.

O espaço foi literalmente invadido por crianças, entusiasmadas com a presença do Pai Natal, dos seus ajudantes duendes, de príncipes e princesas e de muitas personagens bem conhecidas do mundo da fantasia.

Pista de gelo

A grande novidade e factor diferenciador da programação de Natal preparara pela Câmara para este Natal é a pista circular de gelo natural, a primeira em Portugal com estas caraterísticas.

Na primeira quinzena de dezembro, este equipamento de lazer terá atraído cerca de 5.000 pessoas, entre patinadores e acompanhantes, confirmando-se como uma atração, especialmente apetecível para as crianças e jovens, mas não só.

Refira-se que a Câmara distribuiu bilhetes gratuitos para a utilização desta pista por parte alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho. Através da Associação Comercial, a autarquia atribuiu também ingressos para serem usados pelo comércio local.

A pista de gelo estará em funcionamento até ao dia 5 de janeiro, abrindo das 14h00 às 22h00 nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é alargado, com início às 10h00 da manhã e encerramento também as 22h00. Na véspera de Natal (dia 24) e de Ano Novo (dia 31), funcionará das 10h00 às 18h00.

Mercadinho, Pais Natal Motards e Banda de Música

Inicialmente prevista para 15 de dezembro, o Mercadinho Sustentável de Natal foi adiado 8 dias, devido às condições atmosféricas que desaconselharam a realização deste evento de ar livre naquela data.

Se o tempo o permitir, as bancas de venda estarão a funcionar na Praça Luís Ribeiro no próximo domingo, cumprindo aquela que é já outra das marcas da quadra em S. João da Madeira e convidando os participantes a assistir a momentos de animação e a comprar produtos biológicos e da terra, para oferecer ou consumir nas festividades desta época do ano.

Para esse dia 22 de dezembro, foi igualmente adiada a concentração de motards Pais Natais, que irá percorrer as ruas de S. João da Madeira, numa organização da Associação Motard, que terminará, por volta do meio-dia, na Casa de Acolhimento de Menores da Santa Casa da Misericórdia, onde os participantes irão oferecer às crianças algumas lembranças e ainda um almoço/lanche diferente para este dia festivo.

Noutro momento do programa municipal intitulado “A Magia do Natal”, entra em cena a Banda de Música de S. João da Madeira. A mais antiga instituição sanjoanense, que tem tido uma relevante presença nas celebrações da quadra natalícia, vai protagonizar, na tarde de 21 de dezembro, uma arruada da Casa da Criatividade à Praça Luís Ribeiro.

Bazar, teatro para crianças e coro gospel

A programação de Natal chega também a diversos edifícios do Município, como é o caso da Oliva Creative Factory, onde a Sala dos Fornos recebeu, no dia 7 de dezembro, mais uma edição do Bazar de Natal da Oliva, que reuniu cerca de quatro dezenas de marcas de criadores das áreas do design, moda, joalharia, ilustração, artesanato urbano e gourmet, incluindo um mercado de presentes, animação, oficinas, workshops, música, espaço infantil.

No início da semana seguinte, nos dias 9 e 10, a Casa da Criatividade apresentou diversas sessões de teatro de Natal, com a peça “O Príncipe Nabo”. Tratou-se de uma oferta do Município aos alunos do 1.º Ciclo e do pré-escolar do concelho, proporcionando-lhes, como informa a Câmara, uma “experiência de natureza cultural e artística, com uma forte mensagem social”.

No mesmo equipamento cultural de S. João da Madeira, subiu ao palco, na noite de 13 de dezembro, o “Saint Dominic’s Gospel Choir”, o maior coro de Gospel em Portugal, num concerto que proporcionou mais uma sala cheia na Casa da Criatividade.

turismo