8.º aniversário do Turismo Industrial comemora-se até sexta-feira
Apresentação de novo parceiro e visita noturna a empresa do setor da chapelaria são destaques da comemoração dos 8 anos dos Circuitos Pelo Património Industrial sanjoanense.
O programa do 8.º aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira começou já na última semana, com a realização na cidade do III Encontro Indústria, História, Património, um evento nacional que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
Entre 16 e 18 de janeiro, cerca de 150 participantes debateram e partilharam ideias sobre Património e Turismo Industrial, no âmbito de um programa que incluiu a apresentação do plano de ação para a implementação de uma Rede Nacional de Turismo Industrial. Paralelamente, realizou-se a iniciativa “Dias da Memória da Indústria de S. João da Madeira”, durante os quais foram registados perto de 100 testemunhos de pessoas ligadas ao setor do calçado, à fábrica de lápis Viarco e à Oliva.
Novo parceiro e visitas guiadas
A comemoração deste 8.º aniversário prossegue nesta quinta-feira, com ponto de encontro na Torre da Oliva, a partir das 9h30 da manhã, seguindo-se daí para as instalações da Oliva Creative Factory, onde tem sede o Project ID, do setor do calçado, que será apresentado, às 10h00, como novo parceiro do Turismo Industrial de S. João da Madeira.
À tarde, há visitas gratuitas à empresa Heliotextil e à fábrica de lápis Viarco, também com ponto de encontro marcado, a partir das 14h00, para a Torre da Oliva, onde se localiza o Welcome Center do Turismo Industrial.
As visitas gratuitas prosseguem na sexta-feira de manhã, a partir das 9h30, na Torre da Oliva, de onde se sairá em direção à empresa Bulhosas. À tarde, com início às 14h00, realiza-se o Circuito do Ferro, com passagem pelo Núcleo Histórico da Oliva e pelo Centro de Arte Oliva. Às 15h30, será a ver do Museu da Chapelaria e, ás 16h30, do Museu do Calçado.
O programa culmina com uma visita especial noturna à empresa Fepsa, líder internacional da produção de feltros para chapéus, com ponto de encontro no Welcome Center do Turismo Industrial (edifício da Torre da Oliva), às 21h00.
Inscrições online
Para participar nestas visitas é necessário efetuar inscrição prévia através do link: http://turismoindustrial.cm-sjm.pt/formulario-reserva. Para mais informações, contactar o Turismo Industrial através do e-mail turismoindustrial@cm-sjm.pt ou pelo telefone 256200204.
Refira-se que, em 2019, entre visitas marcadas no Welcome Center do Turismo Industrial ou diretamente nos museus, foram acolhidos 1096 grupos, número se traduziu em cerca de 40 mil visitantes.
Dos circuitos de Turismo Industrial de S. João da Madeira fazem parte a fábrica de lápis Viarco, a empresa de calçado Evereste, a Cortadoria Nacional de Pêlo e a Fepsa, ambas da indústria da chapelaria, e a Heliotêxtil, fábrica de passamanarias, a Bulhosas, especializada em etiquetas em papel e autocolantes, a Flexitex e Molaflex, as duas da área da colchoaria.
Estes roteiros turísticos incluem ainda instituições de S. João da Madeira, como o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria, a Torre da Oliva, a Oliva Creative Factory, o Centro de Arte Oliva e a Sanjotec, bem como a Academia de Design e Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.