Uma semana à descoberta do Turismo Industrial

De 8 a 14 de abril | S. João da Madeira participa em programa nacional de atividades dirigidas ao público em geral

Entre os dias 8 e 14 de abril de 2022, vai decorrer – em S. João da Madeira e um pouco por todo o país – um conjunto de atividades que proporcionam a descoberta do património industrial e da indústria viva, que caracterizam e diferenciam os territórios.

Lançada no passado dia 18 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), esta Agenda Nacional "À descoberta do Turismo Industrial" é organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município de S. João da Madeira faz parte, pelo Turismo de Portugal e pelas Entidades Regionais de Turismo.

Essas atividades são dirigidas ao publico em geral, incluindo as famílias que, durante a semana em que a iniciativa decorre, que coincide com as férias da Páscoa, têm a possibilidade de usufruir de experiências autênticas e originais relacionadas com o turismo industrial.

Trata-se de uma oportunidade para contactar com produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade, contribuindo para a diversificação da oferta dos territórios e o estímulo da atividade turística, um segmento em que o Município de S. João da Madeira tem vindo, há já 10 anos, a demonstrar boas praticas na prestação dos serviços de turismo industrial com os seus Circuitos pelo Património Industrial.

Programa diversificado

No portal online “business” do Turismo de Portugal pode ser consultado o programa completo das atividades nacionais, entre as quais as que decorrem em S. João da Madeira, sendo que estas podem ser consultadas clicando AQUI.

Destacam-se algumas atividades, entre as quais, um programa de visitas gratuitas, um roteiro fotográfico pelo património industrial de S. João da Madeira (promovido pelo Centro de Arte de S. João da Madeira), um workshop de serigrafia (promovido pela empresa Bulhosas), outro de abordagem ao feltro (promovido pelo Museu da Chapelaria), além de visitas interativas, peças de teatro, concertos em fábricas, exposições e conversas em torno de trabalhos performativos em desenvolvimento sobre a indústria e o turismo industrial.

Com a colaboração da Proteção Civil de S. João da Madeira e do Centro Tecnológico do Calçado, serão realizados ainda simulacros de evacuação de incêndio em ambiente real de fábrica e em momento de visita turística. Estas ações de capacitação servirão para demonstrar a valorização e a importância que é depositada na segurança dos circuitos de visita no Turismo Industrial.

 

turismo

 

Imagens do Evento