Space On Earth: o melhor da tecnologia espacial

20 de maio | Sanjotec | Inscrição gratuita

S. João da Madeira será palco de um seminário sobre tecnologia espacial, Space On earth, numa parceria entre a SANJOTEC, o Município de S. João da Madeira e a Staruplo. Trata-se de uma iniciativa que irá decorrer em formato presencial e que contará com um programa de atividades diversificado e que incluirá a partilha de conhecimento e o contacto com entidades e empresas ligadas ao setor do espaço.

Agendada para próximo dia 20 de maio de 2021, este evento decorrerá no auditório da Sanjotec, abordando as possibilidades de negócios aplicáveis ao nosso mercado, com recurso a tecnologia espacial. Entre as intervenções previstas, contam-se com a de Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a de Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e do Major Jorge Santos do Estado Maior das Forças Armadas. Vasco Granadeiro da Cluster AED, Vítor Pereira da Zoom Global Smart Cities e David Carvalho do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, também serão palestrantes deste evento.

Entre as 14h30 e as 16h30, decorrerá um painel de debate que terá a presença da Portugal Space, que virá apresentar e debater a estratégia nacional para o espaço, da ESA Space Solutions Portugal - Rede de Incubadoras da Agência Espacial Europeia – que virá apresentar um conjunto de oportunidades - e de empresas do ecossistema SANJOTEC que se têm evidenciado nestas áreas e que virão partilhar alguns dos seus projetos e tecnologias, tais como, a Staruplo, a Spin.Works e o ISQ.

Recentemente, em 2020, a SANJOTEC passou a integrar a Rede de Incubadoras do Centro de Negócios da Agência Espacial Europeia em Portugal, uma oportunidade de reforçar a sua posição e incentivar à exploração do setor do espaço e do surgimento de projetos empreendedores em áreas emergentes, como é o caso da Staruplo, startup copromotora deste evento.

Surge assim a 1ª Edição do SPACE ON EARTH, cujo programa contará com várias intervenções de entidades de referência durante o dia, com o objetivo de dar a conhecer e impulsionar a discussão de temas como o potencial da Inteligência Geoespacial, a Estratégia Nacional para o Espaço - Portugal Espaço 2030, a Deteção Remota e Observação da Terra, assim como perceber de que forma se pode tirar partido do potencial destas tecnologias em negócios não-espaço.

A iniciativa contará ainda com demos tecnológicas de negócios inovadores baseados em tecnologia espacial das empresas e entidades com intervenções ao longo do dia.

Inscrições gratuitas, através de formulário online, com vagas limitadas: https://bit.ly/3v0JH95

PROGRAMA:

economia