’’55 Anos de Chapéus de Alta-Costura’’ Marianne Jongkind

Museu da Chapelaria | Aberto de terça-feira a domingo

Marianne Jongkind considera-se uma perfecionista que não descansa enquanto não consegue recriar fielmente a peça que idealizou mentalmente. Isto porque Marianne não descansa até os seus esboços ficarem perfeitos.

A sua mente é o caderno de esboços e os seus olhos o catálogo onde conjuga, com grande mestria, uma grande paleta de cores com os melhores materiais. As suas mãos, as ferramentas do rigor e perfeição que tanto a caracterizam e dão vida aos mais belíssimos e extravagantes chapéus e toucados.

Dona de um estilo muito peculiar, Marianne Jongkind destaca-se pelo uso de linhas elegantes e formas excentricamente volumosas e quase geométricas que remetem para uma das suas fontes de inspiração prediletas: a arquitetura.

Marianne Jongkind. 55 Anos de Chapéus de Alta-Costura é, assim, o ponto de partida para a construção de uma exposição biográfica única que se apresentará, pela primeira vez, no Museu da Chapelaria e em Portugal. Estará patente até 3 de maio de 2020. A entrada é livre para sanjoanenses e residentes em S. João da Madeira.

cultura