Exposição “Lusofolia: A Beleza Insensata”

Centro de Arte Oliva | de 9 de novembro (inauguração) a 15 de março de 2020

A exposição "Lusofolia: A Beleza Insensata", que inaugura dia 9 de novembro de 2019, às 18h30, no Centro de Arte Oliva reúne obras de artistas “lusófonos” das margens da arte bruta e outsider.

Em exposição estão cerca de setenta trabalhos de desenho, pintura e escultura de autores maioritariamente portugueses e brasileiros.

Obras dos portugueses Jaime Fernandes, Artur Moreira, C.V.M. (Carlos Victor Martins), José Ribeiro, Manuel Bonifácio, dos irmãos Manuel e Ana Carrondo, Rui Lourenço, Serafim Barbosa; dos brasileiros Albino Braz, Camilo Raimundo, Evaristo Rodrigues, Jesuys Crystiano, José Teófilo Resende e Marilena Pelosi; e trabalhos de anónimos angolanos são apresentados em coletivo, oferecendo-nos uma visão de conjunto inédita da arte outsider oriunda destas geografias mais desconhecidas. 

A exposição é inteiramente formada por obras da Coleção Treger/Saint Silvestre com exceção de uma pintura de Paula Rego (da Coleção Norlinda e José Lima) que surge neste contexto como um contraponto. Durante a exposição é exibido o filme "Eternity has no door of Escape | Encounters with Outsider Art", realizado em 2018, por Arthur Borgnis.

"Lusofolia - A Beleza Insensata" é comissariada por António Saint Silvestre que ao longo de mais de vinte anos dirigiu em Paris com Richard Treger uma galeria dedicada à Arte Bruta, Outsider e Singular.

Centro de Arte Oliva

Rua da Fundição, 240
3700-119 São João da Madeira
Tel. +351 256 004 190
Email: centrodearteoliva@cm-sjm.pt
Horário: de 3ª feira a domingo das 10h30 às 18h00; últimas quintas-feiras do mês 10h30 – 18h00 e 20h00 – 22h00

Imagem: pormenor de obra da autoria de Marilena Pelosi. Sem Titulo, 2016 (foto © André Rocha)

 

cultura