A paixão pela ciência numa conferência Carlos Fiolhais

Paços da Cultura de S. João da Madeira | Sábado, 23 de novembro, 17h00 | Entrada gratuita

Autor de mais de 130 artigos científicos em revistas internacionais e de mais de 400 artigos pedagógicos e de divulgação, o professor catedrático Carlos Fiolhais é o orador convidado da sessão “Pensar Futuro” deste sábado, 23 de novembro, às 17h00, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.

“O Direito à Ciência” é o tema desta conferência promovida pelo Município sanjoanense, com entrada gratuita, devendo os bilhetes devem ser levantados previamente. Uma oportunidade para ouvir um dos maiores divulgadores de ciência em Portugal, o que fica bem patente no seu livro, de 2018, "A Arte de Criar Paixão pela Ciência", em que é entrevistado por José Jorge Letria.

Carlos Fiolhais tem também uma importante carreira internacional, tendo feito o seu doutoramento em Física Teórica em Frankfurt/Main, na Alemanha. Foi ainda professor nos Estados Unidos e no Brasil, sendo, desde 2000, Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde se havia licenciado em 1978.

Carlos Fiolhais foi também diretor e fundador do Centro de Física Computacional dessa instituição de ensino superior e criou o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho que dirige. Ganhou vários prémios e distinções, entre os quais o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica e o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC.

O ciclo de conferências “Pensar Futuro”, lançado em 2018, tem trazido a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre grandes movimentos de mudança e transformação na sociedade atual.

Este ano, o tema de fundo são “Os Direitos da Humanidade”, sobre os quais já falou a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, no passado mês de junho, e o professor catedrático de Filosofia e ambientalista Viriato Soromenho Marques, em setembro. Em 2018, os oradores convidados foram a Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais, o sociólogo João Teixeira Lopes, o padre Anselmo Borges e o médico e investigador Sobrinho Simões.