Padre Anselmo Borges é o convidado de Pensar Futuro - Especial

Paços da cultura | 1 de fevereiro | 17h00

Foi um dos oradores convidados da primeira edição do ciclo “Pensar Futuro”, em 2018, e regressa agora a S. João da Madeira para uma sessão especial que tem como mote a pergunta “Já não há valores?”. O padre e professor universitário Anselmo Borges vai estar de novo nos Paços da Cultura, neste sábado (1 de fevereiro), às 17h00, numa segunda conferência, com entrada gratuita, mediante levantamento de convite nos Paços da Cultura ou na Torre da Oliva.

"Precisamos é de repor uma escala decente de valores. Comecemos pela justiça, em ligação com a verdade e a igualdade; junte-se-lhe a liberdade, coroada pelo amor. Afinal, há gente riquíssima que é infeliz e quem viva feliz na sobriedade". Estas palavras foram escritas por Anselmo Borges num artigo de opinião na imprensa e apontam uma possível resposta para a pergunta que dá título à conferência para explorar com o público presente.

Esta é uma nova oportunidade para ouvir em S. João da Madeira "um dos mais importantes filósofos e teólogos" do país, como realçou o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, aquando da sessão com Anselmo Borges realizada nos Paços da Cultura no final de setembro de 2018, sob o título "A Humanidade e os seus desafios".

Docente de Filosofia e Ética

Padre da Sociedade Missionária Portuguesa, docente de Filosofia e Ética, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e colunista do Diário de Notícias, Anselmo Borges tem uma vasta obra publicada, que inclui títulos como “Marx ou Cristo?”, “Janela do (In)visível”, “Religião: Opressão ou Libertação?”, “Deus no século XXI e o futuro do cristianismo” e “Religião e Diálogo Inter-Religioso”.

O ciclo de conferências “Pensar Futuro” iniciou-se em abril de 2018, tendo trazido a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre grandes movimentos de mudança e transformação na sociedade atual.

Para além de Anselmo Borges participaram nesta iniciativa nomes como Teresa Tito de Morais, Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Carlos Magno, jornalista e ex-Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), o sociólogo João Teixeira Lopes, o médico e investigador Manuel Sobrinho Simões, a eurodeputada e ex-ministra Maria Manuel Leitão Marques, o ambientalista Viriato Soromenho Marques e o cientista Carlos Fiolhais.