Fábrica Oliva celebrada em instalação-exposição no CAO
Centro de Arte Oliva | 7 de março | 21h00
Performances diversas, projeção de filmes e música marcam “Greve Geral”, que encerra projeto “Trabalho Capital”, com base em obras da coleção Norlinda e José Lima e na história da extinta empresa metalúrgica.
“Trabalho Capital # Greve Geral” é uma instalação-exposição, para uma noite e um dia, que marca o encerramento do projeto Trabalho Capital inaugurada em 2019, no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira.
Esse programa inicia-se neste sábado, às 21h00, com a apresentação de novas obras de artistas convidados e da Coleção Norlinda e José Lima, paralelamente à realização, ao longo da noite, de performances e projeção de filmes de artistas e uma festa com DJs. A exposição poderá ainda se visitada ao longo do dia 8 de março.
Este projeto artístico, que conta com a curadoria de Paulo Mendes, junta uma vasta seleção de material documental e de espólio museológico industrial da histórica Fábrica Oliva, evocando a memória do espaço de trabalho, fabril e industrial que as paredes do Centro de Arte Oliva viveram outrora.
Pelo meio das obras de arte e das instalações artísticas, podem ser descobertos filmes com entrevistas a antigos operários, vestígios arqueológicos da extinta fábrica, campanhas publicitárias e documentos oficiais, produzindo assim um tributo à antiga fábrica, recuperando a sua memória e a sua importância na história de S. João da Madeira.