Inauguração da exposição “Paula Rego: O Grito da Imaginação”

Centro de Arte Oliva // 30 de outubro // Tarifário disponível no site do Centro de Arte Oliva

O Centro de Arte Oliva, vai apresentar a sua nova exposição “Paula Rego: O Grito da Imaginação”.

Sediado no cruzamento de memórias pessoais com múltiplas referências da tradição pictórica e literária, o trabalho de Paula Rego caracteriza-se por uma obsessiva abordagem aos aspetos mais sombrios, profundos e ambíguos das relações humanas e das articulações entre o indivíduo e o coletivo. Seja em composições mais extravagantes e repletas de humor e ironia, ou em narrativas pictóricas mais densas e cuidadosamente cenografadas, a pintora explora desassombradamente temas como o poder e a obediência, a dor física e psicológica, a vergonha e o orgulho, a violência, a solidão e a sociabilidade.

A exposição é o resultado de uma parceria entre o Centro de Arte Oliva e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Serão apresentadas dezenas de pinturas e gravuras da Coleção de Serralves, sobretudo realizadas na década de 1970 e 1980, conjuntamente com obras da artista presentes nas coleções Norlinda e José Lima e obras de arte bruta e outsider da coleção Treger Saint Silvestre, residentes no Centro de Arte Oliva.

 “Paula Rego: O Grito da Imaginação”, conta com a curadoria de Marta Almeida e estará em exibição até 7 de fevereiro de 2021.

Créditos das fotografias: Aníbal Lemos © Centro de Arte Oliva

cultura