Vladimir Omeltchenko e Patrick de Hooghe

Casa da Criatividade // 17 de dezembro // 20h30 // Bilhetes à venda

Concerto comemorativo em celebração do 250º Aniversário do Ludwig Van Beethoven será composto por três obras-primas, as Sonatas Nº 5, 7 e 9 para Violino e Piano. A Sonata Nº 5, Opus 24, conhecida por “Primavera”, foi composta em 1801 e dedicada ao Conde Moritz de Fries.

A Sonata Nº 7, Opus 30, foi composta entre 1801 e 1802 e dedicada ao Czar da Rússia Alexandr I. A Sonata Nº 9, baptizada com o nome “Kreutzer-Sonata”, foi dedicada ao violinista francês Rodolphe Kreutzer e estreada em 24 de Maio de 1803. O Duo de Violino e Piano “Vladimir & Patrick” para além de espectáculos no estrangeiro, já teve actuações em Portugal, nomeadamente no Porto e em São João da Madeira.

O Duo representa um encontro de duas Escolas de Música mundiais: a pianística Belga/Francesa, no caso do Patrick de Hooghe e a violinística Russa, no caso do Vladimir Omeltchenko. Conheceram-se ainda em 1995 na Rússia, quando Patrick de Hooghe fazia digressão pelo país e tocou a solo com a Orquestra Sinfónica dos Urais. Posteriormente tiveram uma colaboração na Europa: em França e Bélgica.

Com o passar dos anos, entre manter e perder o contacto, voltaram a encontrar-se e chegaram à formação deste Duo, cada um com sua vasta experiência solística internacional.

O espetáculo tem data marcada para 17 de dezembro, pelas 20h30, na Casa da Criatividade.

COMPRAR BILHETES

cultura