Câmara Municipal de S. João da Madeira lança livro sobre o festival de teatro da cidade

Dia Mundial do Teatro | 27 de março | 17h00 | Efeméride celebrada online com a peça “As Artimanhas de Scapin”

No sábado, 27 de março, Dia Mundial do Teatro, às 17h00, a Câmara Municipal de S. João da Madeira lança livro comemorativo do Festival de Teatro de S. João da Madeira, abordando a história do evento desde a sua primeira edição, contando como nasceu e como tem crescido ao longo dos anos.

Com 360 páginas, esta edição municipal inclui testemunhos de encenadores e atores, fotografias, sinopses das peças e a imagem gráfica do evento em cada um dos anos, para além de outros conteúdos.

A publicação inclui um texto da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. “Em São João Madeira, uma iniciativa que partiu da comunidade escolar projetou-se e ganhou dimensões, tornando-se um dos fatores distintivos do Concelho e um acontecimento cultural por qual todos nós esperamos, ano após ano”, escreve a governante.

Por seu turno, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, realça que “o festival de teatro de S. João da Madeira já pode ser considerado, com toda a propriedade, património imaterial do nosso concelho”. No entanto, “faltava registá-lo para memória futura”, acrescenta o autarca, apontado que esse é precisamente o objetivo do livro que agora é lançado.

Na génese do evento, cuja primeira edição é de 2007, está o “Espaço Aberto”, projeto cultural da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Desde então  “grupos locais e nomes consagrados das artes de palco têm feito parte deste festival de teatro, promovendo a cidade no panorama cultural da região e do país e mostrando que cada edição é um desafio que se impõe, possibilitando a educação e o desenvolvimento pessoal e social através do teatro e das artes performativas”.

A sessão de lançamento do livro, que decorre na Casa da Criatividade e é transmitida online no Facebook desta sala de espetáculos, abre com uma performance via “streaming” da atriz Suzana Borges, numa atuação que é dedicada ao Festival de Teatro de S. João da Madeira.

O Dia Mundial do Teatro é também assinalado em S. João da Madeira com a peça “As Artimanhas de Scapin”, pela companhia “Comuna”, para acompanhar através da Sala Online BOL, adquirindo o respetivo bilhete (3,5 euros) precisamente nessa plataforma (https://cmsjm.bol.pt/), onde o espetáculos será transmitido , a partir de 21h30 de sábado, 27 de março.

S. João da Madeira, 24 de março de 2021

cultura