Dia Mundial da Dança assinalado com espetáculo instalação holográfica e masterclass

Nos dias 29 e 30 de abril, está de regresso o evento “A Cidade Dança”, promovido pela Câmara Municipal.

“Box 2.0” é uma instalação holográfica que junta dança, tecnologia e artes plásticas. Da autoria São Castro e António M. Cabrita, o projeto, produzido pela Companhia Paulo Ribeiro, vai surpreender o público que passar pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira nas próximas quinta e sexta-feira (29 e 30 de abril).

Essa é uma das propostas da segunda edição de “A Cidade Dança”, evento lançado em 2019 pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que tem curadoria da bailarina e coreógrafa sanjoanense São Castro. Depois de cancelada em 2020 devido à pandemia, esta iniciativa regressa este ano com um programa ajustado às restrições em vigor face à covid-19, mas mantendo o envolvimento das associações e escolas de dança do concelho como uma das suas marcas.

Assinalando o Dia Mundial da Dança (29 de abril), o evento inclui também um espetáculo na Casa da Criatividade, a realizar precisamente nessa data, às 19h00. Trata-se da atuação da Companhia de Dança de Almada, que, desde a sua fundação em 1990, tem estado presente em importantes festivais e encontros de dança festivais, a nível nacional e internacional.

Participou, nomeadamente, na Plataforma Coreográfica Portuguesa de Bagnolet – ACARTE (Lisboa), no Ciclo de Dança do Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Maratona de Dança (Lisboa), Serões Culturais de Faro; XIV e XVI Marató de L´Espectacle (Barcelona), V Semana da Dança (Guimarães), Feria de Teatro Ciudad Rodrigo (Espanha), Capital Europeia da Cultura (Génova) e Shanghai China International Arts Festival, entre outros.

Também no dia 29 de abril, serão publicados nos meios online do Município de S. João da Madeira diversos momentos de vídeo-dança, com a participação de escolas de dança e associações culturais do concelho.

O programa desta segunda edição de “A Cidade Dança” completa-se no dia 30 de abril, com uma masterclass online, por Miguel Ramalho, da Companhia Nacional de Bailado. Esta atividade irá decorrer através da plataforma Zoom, entre as 17h30 e as 20h00. Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do link http://bit.ly/CidadeDancaMasterclass.

“O convite mantém-se: dançamos?”

O repto é lançado pela coreógrafa e bailarina sanjoanense São Castro, que – a convite da Câmara Municipal – assume novamente a curadoria de "A Cidade Dança". “Na edição deste ano, pretendemos motivar a formação lúdica e profissional na área da dança, promovendo e valorizando as escolas e entidades que se dedicam ao ensino desta área artística, para que novas metodologias, técnicas e práticas do corpo sejam acessíveis a todos os que a procuram”, apresenta São Castro acerca da edição 2021.

Relativamente ao impacto que as restrições impostas pela pandemia têm no evento “A Cidade Dança”, a curadora afirma que todas as iniciativas estão “adaptadas e pensadas para responder ao momento que vivemos, tendo como objetivo a oportunidade de explorarmos em conjunto, seja em âmbito presencial ou digital, o potencial do corpo e deixarmo-nos tocar pela sua expressão e capacidade de nos situar num espaço e num tempo assim, situarmo-nos na vida e no mundo.”

Imagens do Evento