Filme «A Metamorfose dos pássaros»

Paços da Cultura | 2 de dezembro | às 21h15 | Entrada gratuita

Inspirado em acontecimentos e pessoas reais, o filme “A Metamorfose dos Pássaros” combina documentário e ficção de uma forma que tem conquistado os júris de vários festivais de cinema realizados em diferentes pontos do mundo, a começar por Berlim, onde estreou e recebeu o Prémio da Crítica Internacional.

“A Metamorfose dos Pássaros” – candidato português à edição de 2022 dos óscares – vai ser exibido no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, na quinta-feira, 2 de dezembro, às 21h15. Como sempre acontece nas sessões do projeto municipal “Cine S. João”, a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete nesse edifício ou na Torre da Oliva.

A realizadora, Catarina Vasconcelos, assume que este é um filme sobre a sua avó paterna, Beatriz, e sobre o período em que ela viveu. “Quis saber tudo: li sobre a ditadura, sobre ser-se mulher em Portugal nessa altura e sobre o que as mulheres podiam e não podiam ser”, afirma a cineasta.

Para Catarina Vasconcelos este é um filme sobre a mãe do seu pai, a sua própria mãe, sobre as mães. “Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em Liberdade”.

O Cine S. João é um projeto municipal desenvolvido no âmbito da política cultural da autarquia de S. João da Madeira. O objetivo é, com a colaboração do Cine Clube de Arouca, proporcionar ao público o acesso gratuito a cinema em língua portuguesa.