CAO promove conversa em torno da arte e visita orientada

Centro de Arte Oliva | 20 e 23 de janeiro

Esta quinta-feira, 20 de janeiro, às 13h30, o Centro de Arte Oliva (CAO) acolhe uma conversa em torno da obra de François Monchâtre, que está representada na exposição “EUREKA!”, atualmente patente nesse espaço cultural de S. João da Madeira e que tem curadoria dos colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre.

Este é um momento inserido na iniciativa “Pausa”, promovida pelo CAO e que visa dar ao público a oportunidade de se “divertir, de conhecer, de pensar”, tendo como ponto de partida uma obra e um artista inserido nas exposições aí patentes.

As criações de François Monchâtre - “muitas vezes consideradas absurdas” - incluem “máquinas fúteis feitas de madeira” e são, de acordo com informação disponibilizada pelo CAO, “uma paródia ao avanço tecnológico”. Trata-se de “reminiscências das engenhocas de outros artistas, como Jean Tinguely, numa crítica à sobre produção irracional de bens de consumo nas sociedades industriais”.

Nesta sessão da iniciativa “Pausa” serão analisadas algumas das obras desses dois artistas que, apesar da sua conceção ser relativa aos anos 1960/1970, “continuam a levantar questões muito presentes na sociedade de hoje”, como é referido na informação divulgada pelo CAO.

Para paricipar nesta iniciativa é necessário inscrição prévia até às 18h00, desta quarta-feira. Contactos: +351 256 004 190centrodearteoliva@cm-sjm.pt

Visita orientada no domingo

Para domingo, 23 de janeiro, às 15h00, este espaço tem programada a primeira “Visita à Hora Certa” do corrente ano, que é dedicada à exposição “O Efeito do Observador”, com curadoria de Pablo Berástegui Lozano.

Tendo como ponto de partida as obras da Coleção Norlinda e José Lima catalogadas como “fotografias”, esta exposição relaciona essas imagens com outras obras de distintas categorias: vídeo, instalação, pintura ou desenho

A participação nesta “Visita à Hora Certa” requer inscrição prévia até às 18h00 de sexta-feira, dia 21, através do e-mail centrodearteoliva@cm-sjm.pt.

 

 

 

cultura