Instalações sonoras «A cidade sobre si»
Apresentação neste sábado, 9 de abril, 17h30 | Oliva
Decorre neste sábado, 9 de abril, a apresentação pública das instalações sonoras "CIDADE SOBRE SI" , obra com curadoria do Teatro da Didascália, que resulta de um trabalho de recolha, partilha e criação artística em torno da OLIVA, desenvolvido entre o artista César Estrela e os participantes do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0, promovido pelo município de S. João da Madeira.
Pela primeira vez no projeto, dois espaços da cidade irão ser ocupados - o Museu do Calçado e a Oliva Creative Factory - interligando-se numa apresentação performativa. É nesses espaços, que faziam parte do complexo industrial da antiga Oliva, que decorrerá a apresentação destas instalações sonoras, neste sábado, 9 de abaril, às 17h30.
Através da exploração de discursos entre o grafismo e o som e a partir de um corpo de destroços do passado (gavetas de madeira, tacos do chão), esta criação coloca o olhar no presente e a escuta de agora em diante.
A inauguração desta criação em abril não é indiferente ao facto de ter sido o mês em que, em 1926, a Oliva terá iniciado a sua atividade e o mesmo mês em que, em 2010, foi decretado o seu fecho. Não pretende ser uma comemoração senão do presente em que estamos, em S. João da Madeira, com estas pessoas que se juntaram para ouvir a cidade e imaginar o que seria uma cidade dentro da cidade (como se diz que era a OLIVA).
Também não é indiferente o lugar onde foram colocadas cada uma das instalações sonoras construídas manualmente pelos participantes envolvidos, ligando dois lados da rua. Tal como cada máquina de costura tinha o seu percurso desde o desenho e da matéria necessária, até ao juntar de todas as peças (até ao último parafuso), estas instalações tiveram também o seu processo e resultam da performance desta equipa.