Sessão para a comunidade educativa sobre “Saúde mental”

Escola Oliveira Júnior | 7 de fevereiro | 21h15

“Falar de saúde mental de todos e para todos” é o título da sessão temática dirigida à comunidade educativa de S. João da Madeira que decorrerá na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, no dia 7 de fevereiro, pelas 21h15. A organização é da Câmara Municipal, da Federação Concelhia de Associações de Pais e da associação de pais do estabelecimento de ensino que acolhe a iniciativa.

Para dinamizar a temática estará presente a psicóloga Inês Rothes, da Eutimia - Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada em 2013. A sua intervenção terá como ponto de partida o facto de os problemas de saúde mental poderem ter efeitos muito prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças e jovens.

Saí resultará “impacto no desempenho escolar, havendo um maior risco de apresentarem problemas disciplinares, absentismo, retenção, abandono escolar, delinquência, dificuldades relacionais com os pares e com os professores”. Deste modo, é importante ter a consciência de que “as doenças mentais interferem no bem-estar e na saúde geral dos adolescentes”, sendo que, no entanto, “muitos jovens têm receio em procurar ajuda por sua própria iniciativa”.

É com esse enquadramento que é lançada a abordagem à saúde mental na sessão temática do próximo dia 7 de fevereiro, aberta à comunidade em geral, devendo os interessados em participar efetuar online as inscrições – gratuitas, mas limitadas à lotação da sala –, clicando AQUI.

educação