14.ª Feira da Ciência de S. João da Madeira

Na Torre da Oliva, de 2 a 13 de março. No sábado, 7 de março, das 14h00 às 17h00, a Feira da Ciência é aberta a toda a família.

Vem aí a 14.ª edição da “Feira da Ciência”, uma organização que decorre no edifício da Torre da Oliva, no âmbito do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com sucesso assinalável junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

Cerca de 1700 crianças, acompanhadas pelos seus professores e por auxiliares, participam no evento, através das respetivas turmas, podendo assim interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas. Assim, de 2 a 13 de março, das 09h00 às 16h30, na Torre da Oliva, esses alunos terão a oportunidade de participar de forma ativa em atividades experimentais nas áreas da Biologia, Geologia, Ciências da Natureza, Física e Química.

Tal como aconteceu nas edições anteriores, o programa deste ano da Feira da Ciência de S. João da Madeira – uma tradição da cidade e as escolas já não dispensam – também inclui uma sessão interativa dedicada às famílias, agendada para sábado, dia 7 de março, das 14h00 às 17h00.

O projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” é um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio. Deste modo, é seu objetivo principal desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social, para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudam o aluno a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e cidadania ativa.

educação