S. João da Madeira assinala Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com Webinar

15 de março | 21h00 | Transmissão em direto nas páginas do facebook, instagram e youtube do Município

Para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala, hoje, a 15 de março, em resultado do primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais dos consumidores, o Município de S. João da Madeira promove em parceria com a DECO diversas ações de sensibilização dirigidas às escolas e ao público em geral. Todas as sessões decorrem em formato online.

Assim, com a participação das escolas do concelho, acontecem vários momentos em formato webinar, adaptados ao público juvenil: às 8h45 no Centro de Educação Integral; às 14h00 na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior; às 14h30 na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite; e às 16h00 na Escola Secundária João da Silva Correia.

Ainda esta segunda-feira, às 21h00, o Município de S. João da Madeira e a DECO apresentam o webinar “Dia Mundial do Consumidor: que desafios em tempos de pandemia?”, a ser transmitido em direto no Facebook e no Youtube da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Como sabemos, em muito pouco tempo, a crise causada pela pandemia da Covid-19 alterou a forma como as pessoas vivem, se relacionam e, também, como consomem.

Nestas sessão, com a ajuda de juristas da DECO, pretende-se abordar os desafios enfrentados pelo consumidor na obtenção de bens e serviços em tempos de pandemia e, bem assim, dar a conhecer os deveres e direitos dos mesmos neste contexto.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende, numa lógica de proximidade, reforçar a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores do concelho de S. João da Madeira, dando voz às suas reivindicações e necessidades. Ao mesmo tempo, as ações pretendem ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras corretas, informadas e sustentáveis, devidamente integradas na gestão do orçamento familiar e no planeamento de despesas, ajudando a enfrentar as situações de dificuldade, orientando como reagir e a que meios recorrer.

A parceria entre o Município e a Associação de Defesa do Consumidor DECO, deu origem, em agosto de 2020, à criação do Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) de S. João da Madeira, que quinzenalmente apoia cidadãos sanjoanenses na resolução de questões relacionadas com o consumo.

Programa do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Sessão: 08H45
Centro de Educação Integral
Público: Ensino Profissional (turmas 10.º ano)