Cine S. João: Revolução (sem) Sangue nos Paços da Cultura esta quinta-feira
Paços da Cultura | 11 de julho | quinta-feira | 21h15 | entrada gratuita | reserva de bilhetes disponível
Filme estreado este ano conta a história pouco conhecida de quatro jovens que perderam a vida no 25 de Abril de 1974.
No ano em que se assinalaram os 50 anos do 25 de Abril, esse acontecimento histórico volta a estar no centro de um filme a exibir no âmbito do projeto Cine S. João. “Revolução (sem) sangue” é a proposta para a sessão de cinema marcada para 11 de julho, às 21h15, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita.
Estreada em abril deste ano e baseada em factos reais, esta longa-metragem foi selecionada pela Academia Portuguesa de Cinema para concorrer à categoria de Melhor Filme Ibero-americano – FIACINE, nos Prémios Macondo, a realizar no início de novembro na Colômbia.
Com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), “Revolução (sem) sangue” (M12) – realizado por Rui Pedro Sousa – conta a história pouco conhecida de quatro jovens que perderam a vida no 25 de Abril, alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa.
Trata-se de uma coprodução que envolve FilmesDaMente (Portugal) e Filmax (Espanha), com um elenco que inclui Rafael Paes, Lucas Dutra, Helena Caldeira, Diogo Fernandes e Manuel Nabais. Para ver para ver nos Paços da Cultura, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes-convite através da plataforma online BOL ou nos locais habituais.
Para o final da projeção está prevista a realização de uma tertúlia com a participação do realizador e de outros elementos da equipa de “Revolução (sem) sangue”, num dos momentos habituais nas sessões do Cine S. João, um projeto de divulgação da sétima arte, desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca.
julho 2024