Exposição ’’A Liberdade passou por aqui’’

Torre da Oliva | até 31 de agosto

A exposição “A Liberdade passou por aqui”, na Torre da Oliva, mostra uma seleção de 60 fotografias captadas por Alfredo Cunha durante a revolta militar de 25 de Abril de 1974.

Trata-se de uma exposição inédita, na qual as imagens se apresentam impressas em grande formato, cuja escala lhes amplia a afirmação do testemunho e da vivência do autor, na primeira pessoa, da sucessão de acontecimentos da Revolução de Abril.

Conhecido como fotógrafo do 25 de Abril, Alfredo Cunha inaugurou esta exposição a propósito das comemorações do 47.º aniversário da Revolução dos Cravos promovidas pelo município de S. João da Madeira. É o autor da imagem de Salgueiro Maia que inspirou mural da Revolução dos Cravos em S. João da Madeira, uma criação artística instalada no Bairro do Poder Local.

Alfredo Cunha, que visivelmente se posiciona do lado certo da história, informa-nos, através do seu “olhar” fotográfico, do posicionamento e da progressão militar, exaltada pela imediata adesão popular, que conduziu à vitória.

Patente até 31 de agosto, trata-se de organização da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e do Centro de Arte de S. João da Madeira.

atividades