Semana europeia promove mobilidade em segurança e com saúde

Passeio de bicicleta “Diversão Sobre 2 Rodas” realiza-se neste sábado de manhã, pelas ruas de S. João da Madeira, município que, mais uma vez, adere à Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, este ano marcada pelo contexto da pandemia da Covid-19.

“Mova-se de forma sustentável – seja saudável”. Este é o slogan deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, que se inicia nesta quinta-feira, 16 de setembro, e se prolonga até à próxima quarta-feira, dia 22. Uma edição que tem em conta o contexto de pandemia e as dificuldades daí decorrentes para os cidadãos, assumindo o tema “Mobilidade sustentável: em segurança e com saúde”.

Assim, a promoção do exercício físico e a saúde mental são vertentes que ganham relevância neste contexto pandémico, aliando sustentabilidade, mobilidade e saúde, ao mesmo tempo que se propõe aos municípios aderentes a adoção de soluções que perdurem, não se limitando ao período de 16 a 22 de setembro.

S. João da Madeira é, mais uma vez, um dos municípios aderentes à Semana Europeia da mobilidade assumindo o objetivo de aprofundar o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área. Nesse âmbito, e também Inserido no Dia Internacional do Turismo e da Semana da Juventude,  realiza-se mais uma edição do passeio de bicicleta "Diversão sobre 2 Rodas", neste sábado, 18 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, num percurso com um total de 6 quilómetros, com início na Torre da Oliva e término no Parque do Rio Ul.

Esta iniciativa destina-se a todos cicloturistas ou utilizadores de bicicleta, dos mais novos aos mais velhos. Desafiando-se, uma vez mais, todos os participantes a decorarem a sua bicicleta de forma original e divertida, habilitando-se, dessa forma, a receber prémios. É necessário trazer capacete e a inscrição é obrigatória, disponível na página da Semana da Juventude de S. João da Madeira no Facebook (facebook.com/SJSJM).

Medidas permanentes

Para além do que acontece nesta semana e indo ao encontro do referido objetivo de adoção de iniciativas de caráter permanente, o município elenca medidas como o TUS gratuito para todos e a empreitada “Cidade Inclusiva”, estando atualmente em curso o projeto “+ Acesso - Melhoria das condições pedonais”, a modernização de paragens de autocarro com sistema de informação ao utilizador em tempo real e a construção de ciclovias.

Paralelamente, ao longo dos anos, têm sido desenvolvidas diversas atividades de promoção do exercício físico e da prática do desporto junto da população em geral, como é o caso do Running no Parque do Rio Ul. Embora interrompidos nos últimos dois anos devido à pandemia, os “Domingos Verdes” são outro exemplo, passando pelo encerramento de um troço da Avenida Dr. Renato Araújo, de forma que os carros deem lugar às pessoas.

Refira-se igualmente a sensibilização pedagógica de sustentabilidade, segurança e cidadania em ambiente rodoviário, que são os valores incutidos, de forma divertida, durante o ano letivo em ações promovidas junto de várias turmas de crianças do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos.

município