“Eureka!” exposição de arte bruta com projetos fantásticos de aviões óvnis e outras máquinas

Centro de Arte Oliva | Até 23 de janeiro de 2022

Está patente no Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, uma nova exposição. "Eureka!" é constituída por obras do acervo Treger/Saint Silvestre e tem a curadoria dos próprios colecionadores.

A exposição – que abriu a 23 de julho e está patente até 23 de janeiro de 2022 - vai buscar o título à interjeição atribuída a Arquimedes de Siracusa, matemático, físico e astrónomo da Grécia Antiga, e que é utilizada para expressar a felicidade e euforia das descobertas científicas e do conhecimento.

Artistas autodidatas

"Eureka!" reúne obras de cerca de cinquenta autores pouco ortodoxos, sobretudo artistas autodidatas, oriundos dos chamados domínios da arte bruta ou arte outsider, que se situam, em muitos casos, num lugar indeterminado entre a ciência e a criação artística, entre a tecnologia e a metafísica.

Muitas das obras expostas giram em torno de planos e projetos de invenções, máquinas e diversos veículos, criando estes últimos uma vasta galeria de aviões, carros, comboios e óvnis.

Os colecionadores

António Saint Silvestre, pintor e escultor, participou na criação e no funcionamento da galeria de arte de Richard Treger e na constituição da Coleção Treger/Saint Silvestre, em paralelo com a sua carreira de artista.

Richard Treger fundou a galeria Richard Treger em Paris, que geriu durante mais de duas décadas. Simultaneamente construiu, juntamente com António Saint Silvestre, uma coleção de arte na qual os artistas ditos “marginais” ocupam um lugar de relevo.

município