Filme “Linha de frente Brasil”

Paços da Cultura | 7 de outubro | 21h15 | entrada gratuita

Rodado na primeira onda da Covid-19 no Brasil, entre março e novembro de 2020, o documentário que venceu o prémio de “Melhor Filme Internacional Covid” da 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arouca (Arouca Film Fest) é exibido nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 21h15, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira.

“Linha de frente Brasil” é realizado por Elder, cuja equipa acompanhou, no ano passado, os profissionais da saúde em ação durante o pico da pandemia, seguindo o dia-a-dia em três unidades de terapia intensiva da Covid-19 na cidade de Santos.

Relatos emocionantes

Ver os profissionais de saúde a procurar salvar vidas “emocionou toda a equipa”, como tem referido o cineasta, a propósito das filmagens deste documentário, durante as quais foram registados “relatos emocionantes” do trabalho diário para cuidar de pacientes em estado grave.

Pelo filme passam também momentos relativos ao início da pandemia na China e noutros países atingidos pela Covid-19, desde a Ásia à Europa, assim como testemunhos de médicos que desenvolveram a sua atividade em lugares onde sistema de saúde entrou em colapso.

Entrada gratuita

A entrada para assistir a “Linha de frente Brasil” é gratuita, mediante o levantamento de bilhete nos Paços da Cultura (contacto telefónico: 256 200 540) ou na Torre da Oliva/Loja de Turismo de S. João da Madeira (256 200 204 | 916 515 822).

Esta exibição insere-se no projeto “Cine S. João”, promovido pelo Município de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca, com o propósito proporcionar sessões mensais de cinema gratuito em português ao público do concelho e da região.

 

município