Exposição ’’Babuchas e as Mulheres’’

Museu do Calçado | até 3 de abril

No contexto do projeto "Sapatos que Pensam", assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o Museu do Calçado inaugura, este sábado, às 15h00, "Babuchas e as Mulheres".

Esta exposição “surge de uma vontade de expressar um sentimento perante a mulher, mais concretamente, a mulher árabe”, como explica Joana Galhano, diretora do museu, acrescentando que “demonstrar o seu papel na sociedade atual, os seus costumes, os seus pensamentos, livres ou não, o uso do lenço ou da burca, serviu de ponto de partida para a criação deste projeto coletivo que, desta forma, convida ao questionamento e comparação daquela com a mulher ocidental”.

Ao mesmo tempo, esta exposição procura alertar para os crescentes atos de violência que têm vindo a ser impostos sobre as mulheres árabes por sociedades historicamente fundamentalistas, patriarcais e machistas, como a do Afeganistão, esta exposição-instalação lança o convite à reflexão e à discussão sobre o papel da Mulher e dos seus Direitos na sociedade contemporânea.

Partindo deste princípio, foram convidadas 19 mulheres artistas portuguesas e espanholas, e cada uma com um ponto de vista particular sobre a temática, para intervirem sobre um par de babuchas masculinas, calçado utilizado no seio de uma família tradicional árabe e que, neste contexto, se pretende que personifiquem o Homem. Com curadoria de Renata Carneiro, esta exposição foi apresentada ao público, pela primeira vez em 2013 tendo estado, depois, em itinerância em Portugal e em França até 2016.

Artistas convidadas

Alvarenga Marques / Ana Carvalho / Ana Luísa Amaral / Cristina Troufa / Emília Viana / Inma Doval / Maria Rafael / Maria Rosas / Mariana De Castro / Masaur / Miriam Rodrigues / Nélia Caixinha / Raquel Gralheiro / Renata Carneiro / Rosa Puente / Setas Ferro / Silvia Carreira / Susana Bravo / Susana Ribeiro / Teresa Pedroso

município