Casa da Música em S. João da Madeira com espetáculos gratuitos nesta sexta-feira e no fim-de-semana

A Magia do Natal | 10 a 12 de dezembro | Casa da Criatividade e Paços da Cultura

Até ao próximo dia 12 de dezembro, a Casa da Música traz a S. João da Madeira “Holograma”, um conjunto de concertos e atividades educativas que visam envolver as comunidades locais e integram a programação da animação de Natal da cidade.

O município sanjoanense acolhe esta iniciativa no âmbito da sua aposta de criar ligações entre os seus equipamentos culturais e grandes casas de espetáculo do norte do país. Em S. João da Madeira, esta iniciativa da Casa da Música é constituída por espetáculos gratuitos a realizar na Casa da Criatividade e nos Paços da Cultura, sendo necessário reservar ingresso, sem custos, nos locais habituais ou na bilheteira online https://casadacriatividade.bol.pt/.

Ao longo da semana, têm-se vindo a realizar sessões dirigidas às escolas de S. João da Madeira, com o título “A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?” e que decorrem ao som de peças dos compositores russos Prokofiev, Chostakovitch, Tchaikovski e de “muitos outros génios da música com nomes ainda mais difíceis de pronunciar do que estes”.

Na noite desta sexta-feira, 10 de dezembro, pelas 21h00, a Casa da Criatividade recebe os “Can Cun”, para um espetáculo “com uma linha melódica bem definida, suportada por uma harmonia sonhadora”, em que Bruno André Azevedo, Bruno Coelho e Jorge Simões “mostram uma vez mais a delicadeza do seu dream pop, assumindo nas suas canções uma natureza mutável e imprevisível”.

No sábado, 11 de dezembro, esta iniciativa passa pelos Paços da Cultura, com novas sessões de “A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?”, às 10h00 e às 11h00. À noite, às 21h00, os solistas da Casa da Música sobem ao palco desse auditório sanjoanense para interpretarem composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias.

Participação da Cerci

O programa de “Holograma” em S. João da Madeira culmina no domingo, 12 de dezembro, na Casa da Criatividade. De manhã, há duas sessões de “A Fonte de Fontaine” (às 10h00 e 11h30), proposta artística que decorre em torno do mundo mágico das fábulas para crianças.

À tarde, com início às 17h00, o principal palco da cidade acolhe o “Espetáculo Comunidades – Viagem ao centro da criatividade”, com o envolvimento da Cerci S. João da Madeira. “Colocamos o chapéu, que nos serve de teletransporte, e por aí vamos. À corte do Rei Sol. À fogueira da tribo que agradece o favor dos deuses. Ao centro da praça de um Portugal onde se dança em dia de festa. À canção infantil do imaginário de todos”, lê-se na sinopse.

Na sequência das regras em vigor para combate à pandemia da Covid-19, em todos os espetáculos é necessário a apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo (PCR até 72h e antigénio até 48h). E continua a ser necessário o uso obrigatório de máscara.

município