Inauguração de nova clicovia em S. João da Madeira

Avenida do Vale - Parque do Rio Ul | 29 de novembro | 11h00

Esta terça-feira será inaugurada a nova ciclovia da cidade de S. João da Madeira, na Avenida do Vale, localizada na envolvente ao Parque do Rio Ul. Uma sessão que está marcada para as 11h00, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão de euros, com apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER, de 838 902,14 euros, no âmbito da estratégia da Câmara Municipal de S. João da Madeira de implementação de condições para a utilização de modos suaves nas deslocações intraurbanas.

Essas vias, que também foram deneficiadas neste âmbito, localizam-se na envolvente ao Parque do Rio Ul, constituindo um eixo de acesso à Zona Industrial das Travessas  através da criação de ciclovias e novos passeios na Avenida do Vale e na Rua Manuel Vieira Araújo. São, por isso, artérias importantes para quem procura aquele espaço verde para lazer e para quem se desloca para o trabalho.

Os trabalhos consistiram na reabilitação e requalificação dos perfis transversais desses arruamentos, dotando-os de passeios e vias cicláveis, de forma a melhorar as condições de mobilidade intraurbana e a assegurar também “a prática desportiva e de lazer/turismo, constituindo um elemento importante da estratégia de mobilidade do concelho”, como se constata na memória descritiva.

Assim, com esta obra, a Câmara Municipal pretendeu “potenciar a utilização de modos suaves nas deslocações intraurbanas, designadamente do centro da cidade para as áreas geradoras de atividade económica”. Ao mesmo tempo, a autarquia procura “fomentar a utilização da bicicleta, como meio de transporte saudável e amigo do ambiente”.

Ao promover a utilização de modos suaves de deslocação, esta empreitada vem contribuir para a redução do consumo energético e das emissões de gases com efeitos de estufa associados à mobilidade urbana, indo, dessa forma, ao encontro do que é preconizado no Plano de Transição Energética de S. João da Madeira.

Em suma, a Ciclovia do Parque vem concorrer para melhorar a qualidade ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida, conferindo maior atratividade e competitividade a S. João da Madeira, potenciando a sua capacidade de atrair e fixar população.

novembro de 2022

atividades