Sessão temática | Competências socioemocionais e saúde mental: um exercício de autocuidado

Dia 5 de maio, 18h00 | EB Conde Dias Garcia

O desenvolvimento de competências socioemocionais na infância e adolescência assume uma importância crucial. Estas competências relacionam-se com a capacidade de lidar com as emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Muitas pesquisas apontam que o desenvolvimento destas competências fortalece os fatores de proteção em saúde mental e melhora o bem-estar, a capacidade de aprendizagem e a produtividade.  Olhar para nossas próprias competências socioemocionais e aperfeiçoá-las, de forma permanente, por toda a vida, é uma forma de autocuidado em saúde mental que opera na dimensão individual e também na coletiva. Podemos pensar no desenvolvimento contínuo e permanente dessas competências como uma ação de prevenção e promoção em saúde mental focando-nos em dois tipos de comportamentos: a relação consigo mesmo (intrapessoal) e a relação com outras pessoas (interpessoal). Isto porque elas permitem-nos, entre outras coisas, saber lidar com emoções e adversidades comuns da vida.

Para promover a reflexão e dinamizar esta temática, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira convidou a Dra. Raquel Queirós Pinto, doutorada em Psicologia, em representação da Associação Unificar.

Esta iniciativa realizar-se-á no próximo dia 5 de maio, pelas 18 horas, na Escola Básica Conde Dias Garcia, em S. João da Madeira.

Mais se informa que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Esta sessão integra o projeto “SJM Educa +”, resultado de uma parceria da Câmara Municipal de S. João da Madeira e da Federação Concelhia das Associações de Pais.

INSCRIÇÕES AQUI

Abril 2023