Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Atividades decorrem de 14 a 17 de março de 2023

Para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala a 15 de março em resultado do primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais dos consumidores, o Município de S. João da Madeira promove diversas ações de sensibilização dirigidas às escolas, empresas, comunidade escolar, idosos e ao público em geral. As ações irão decorrer de 14 a 17 de março.

Este ano, o Município, através do seu Gabinete de Apoio ao Consumidor, conta com as parcerias da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral do Consumidor, DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, Banco de Portugal, Polícia de Segurança Pública e Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, entidades que vão dinamizar sessões para públicos diversos.

O Município estabelece ainda parcerias com entidades locais para a promoção das sessões como a Santa Casa da Misericórdia, Habitar São João, ACAIS, IEFP, Universidade Sénior, Sanjotec, Turismo Industrial, Oliva Creative Factory, Museu da Chapelaria, Associação Comercial e Industrial de S. João da Madeira, para além dos Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite, Oliveira Júnior, João da Silva Correia e Centro de Educação Integral. Para as sessões escolares, de realçar a sessão com o Centro Qualifica através da atividade Cine S. João na Escola, inserido no Projeto Educativo Municipal.

Para além das sessões escolares, serão ainda dinamizadas ações dirigidas a públicos específicos, como por exemplo, uma sessão dirigida ao público empresarial, uma sessão dirigida ao consumidor geral, e uma visita ao Museu Moeda Papel, no Porto, para a Universidade Sénior.

Será igualmente abrangida a  a comunidade docente, com uma sessão de formação, dinamizada em parceria com a DGE, DGC e DECO, sobre o Referencial de Educação do Consumidor, numa sessão online no dia 16, pelas 17H00, que será transmitida nas páginas de Facebook e Youtube do município.

No dia 16, pelas 21h00, todos são convidados a participar no webinar “Dia Mundial do Consumidor: Proteger os consumidores em tempo de crise no âmbito dos contratos de crédito.”, a transmitir em direto no Facebook e Youtube da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Nesta sessão, com a ajuda de juristas da DECO, pretende-se abordar uma temática atual e que abrange todos os consumidores, com questões essenciais sobre os créditos habitação.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende, numa lógica de proximidade, reforçar a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores do concelho, dando voz às suas reivindicações e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as ações pretendem ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras, informadas e sustentáveis.

14 de março 2023

AE João da Silva Correia

Público: Secundário – 11º ano | Tema: “Os direitos dos consumidores é uma cena que te assiste?”

AE Oliveira Júnior

Público: Secundário – 12º ano | Tema: “Influencia-te QB: A #Publicidade que te faz sonhar!”

Centro de Educação Integral

Público: Secundário – Profissional | Tema: “Literacia Financeira – ABC da Poupança”

AE Dr. Serafim Leite

Público: Centro Qualifica | Tema: Sociedade de Consumo – sessão Cine S. João na Escola (curta + tertúlia)