S. João da Madeira celebra o 49.º aniversário do 25 de Abril

As atividades preparadas pelo Município para terça-feira, dia 25, iniciam-se, pelas 9h45, com o hastear da bandeira, no átrio do Fórum Municipal.

O programa do 49.º aniversário do 25 de Abril preparado pelo Município de S. João da Madeira começa véspera (próxima segunda-feira) com uma sessão no auditório da Escola Secundária Oliveira Júnior.

Com início às 14h30 e sob o título “Memórias de luta pela Liberdade”, serão abordadas experiências vividas no combate pela democracia que haveria de conduzir à Revolução dos Cravos.

As atividades preparadas pelo Município para terça-feira, dia 25, iniciam-se, pelas 9h45, com o hastear da bandeira, no átrio do Fórum Municipal. Quinze minutos depois, já no interior do edifício, a Sala da Assembleia Municipal recebe a Sessão Solene Comemorativa do 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

À tarde as comemorações municipais centram-se na Rua do Poder Local, onde, pelas 15h00, se realiza uma visita ao mural de Salgueiro Maia e ao veículo Chaimite do Exército Português, elementos alusivos ao 25 de Abril.

Também se efetuará aí uma cerimónia de hastear da bandeira, estando igualmente programada uma atuação da Banda de Música de S. João da Madeira.

Concerto comemorativo na Casa da Criatividade

A música dará continuidade ao programa na Casa da Criatividade, com um concerto no mesmo dia, às 17h00, que juntará em palco dois grandes intérpretes portugueses.

São eles Vítor Fernandes, clarinetista internacionalmente reconhecido e premiado que é natural de S. João da Madeira, e Vasco Dantas Rocha, um dos mais aclamados pianistas portugueses.

“De Schumann a Gershwin, os dois jovens músicos propõem uma experiência repleta de contrastes, emoções e versatilidade, desde a Alemanha do século XIX, passando pela excentricidade francesa e pelo jazz americano do século XX, com algumas surpresas à mistura”, lê-se na informação divulgada pela Casa da Criatividade.

Comemorações Populares

Paralelamente, nós mesmos dias e como é tradição, decorrem também em S. João da Madeira as Comemorações Populares do 25 de Abril, que se iniciam na segunda-feira, às 21h30, nos Paços da Cultura, onde subirá ao palco a iniciativa “Música com Abril”, juntando estudantes da Academia de Música e a Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira.

Na terça-feira, dia 25, às 9h45, tem início no Parque de Nossa Senhora dos Milagres a “Marcha por Abril”, que incluirá os tambores d’ “A TRuPe - Animação, Teatro de Rua e Percussão”, da Associação Abraçar Milheirós de Poiares.

Essa marcha culminará, às 10h45, na Praça Luís Ribeiro, onde estará já a decorrer, uma  “Manhã Infantil”, cujo início está marcado para as 10h30 e que incluirá divulgação de Xadrez, pelo Clube Académico Téssera, atividades lúdicas e desportivas, música e dança, com a participação de várias coletividades locais,

A Comissão Organizadora das Comemorações Populares do 49.° aniversário do 25 de Abril em S. João da Madeira é constituída por diversas coletividades culturais, desportivas e Recreativas, assim como sindicatos. As atividades contam ainda com o apoio dos Bombeiros, PSP, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

abril de 2023

atividades

 

Imagens do Evento