15ª Feira da Ciência

De 24 de abril a 5 de maio. Torre da Oliva.

Vem aí 15.ª da “Feira da Ciência”, depois de dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19. Esta é uma organização do projeto ‘Pequenos Cientistas Sanjoanenses’ da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sendo resultado do sucesso que o programa tem tido junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

Cerca de 1600 crianças, acompanhadas pelos seus professores e por auxiliares de ação educativa, participarão no evento, através das respetivas turmas, podendo, assim, interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas. 

A 15.ª Feira da Ciência decorrerá de 24 de abril a 5 de maio, na Torre da Oliva. Tal como aconteceu nas edições anteriores, o programa deste ano também inclui uma sessão dedicada às famílias, agendada para o dia 25 de abril das 14h00 às 17h00.

Esta edição tem como tema a Sustentabilidade, e conta com atividades experimentais no âmbito da Física e Química, Ecologia, Biologia, Magnetismo, Eletricidade & Energias Renováveis e ainda Nutrição. Nas oficinas experimentais será realizado um conjunto de “experiências instantâneas”, assim designadas pois são de rápida preparação e proporcionam observações muito interessantes e divertidas. Quem visitar o evento vai poder experimentar e aprender receitas sustentáveis e nutritivas, de fácil execução e económicas.

Este ano a Feira da Ciência conta, também, com a participação do “Playnetario” que oferece uma viagem inesquecível através do cinema imersivo, onde a astronomia será desvendada pelas crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

O Museu da Chapelaria terá a sua primeira representação na Feira da Ciência, com um ateliê relacionado com a indústria dos chapéus.

O projeto

O projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses decorre ao longo do ano letivo nas escolas do 1.º ciclo, sendo um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio. Também está presente na educação pré-escolar. Deste modo, é seu objetivo principal desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudam o aluno a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e cidadania ativa.

 

Abril 2023

atividades