Saltar para os conteúdos

Cnferência da conceituada curadora de arte francesa Catherine David

3 de junho, 17h00 | Centro de Arte Oliva

A historiadora de arte Catherine David, conceituada curadora francesa, vai estar em S. João da Madeira para apresentar uma comunicação sobre Arte Bruta e Arte Contemporânea, no sábado, 3 de junho. O seu nome está ligado a instituições culturais de prestígio internacional, como o Centro Georges Pompidou, em Paris, ou o Centro de Arte Contemporânea Witte de With, em Roterdão.

 

Essa sessão, que conta com a parceria da Universidade Lusófona, decorrerá no Centro de Arte Oliva (CAO), entre as 17h00 e as 18h00, estando enquadrada numa das exposições que aí se encontram atualmente patentes, “Teatro anatómico”, um projeto curatorial de João Sousa Cardoso, realizado a partir da Coleção Treger Saint Silvestre, com a participação de três artistas convidados: André Sousa, Fernão Cruz e Horácio Frutuoso.

?
Tendo lecionado na Universidade Humboldt, em Berlim, Catherine D?avid tornou-se, em 1997, a primeira mulher a assumir a curadoria da X Documenta de Kassel, uma das maiores e mais importantes exposições da arte contemporânea internacional que ocorre a cada cinco anos. 

 

Entre os seus projetos aclamados e controversos, encontra-se “Representações Árabes Contemporâneas”, que encoraja a um intercâmbio entre o mundo árabe e o mundo da arte e talvez tenha contribuído para mudar algumas perspetivas dentro de ambas as comunidades, através de seminários, publicações e performances.

 

A exposição “Teatro Anatómico”, no âmbito da qual se insere a comunicação a realizar por Catherine D?avid, analisa as relações entre a cultura visual, a antropologia e as políticas do corpo, a partir da coleção Treger Saint Silvestre, um importante acervo artístico centrado na arte bruta, acolhido no CAO em regime de depósito de longa duração.

 

A comunicação de Catherine D?avid será em inglês e a participação requer inscrição através de formulário online acessível a partir do site do CAO (https://centrodearteoliva.pt/), sendo necessária a aquisição de bilhete de entrada (3 euros).

 

Maio 2023

03 Junho 2023

Já aconteceu

O que está a acontecer no Município

Veja a agenda completa