Garrafas reutilizáveis nas escolas

A Câmara Municipal de S. João da Madeira distribuiu, no início do ano letivo 2019/2020, cerca de 7 mil garrafas reutilizáveis por todos os alunos das escolas públicas e privadas do concelho.

Esta é uma medida inserida na política de combate ao consumo de plástico de utilização única e, também, de promoção do consumo da água da rede pública, através da instalação de dispensadores em cada escola de  S. João da Madeira.

Com este programa cumprem-se dois objetivos: evitar o uso de garrafas de plástico de utilização única, um dos grande problemas ambientais da atualidade, e, ao mesmo tempo, estimula-se o consumo de água.

Nesse sentido, a entrega das garrafas reutilizáveis aos alunos foi complementada com a instalação de mais de duas dezenas de dispensadores de água, de utilização gratuita, ligados à rede pública de distribuição de água. Os dispensadores foram previamente instalados em todas as escolas públicas, bem como, em diversos edifícios municipais.

Nos links que se seguem, é possível encontrar mais informação sobre este programa municipal, nomeadamente as características técnicas destas garrafas reutilizáveis e a declaração de conformidade com a legislação europeia para embalagens destinadas a armazenamento de bens alimentares.

> Carta de apresentação da iniciativa aos agrupamentos de escolas

> Saiba mais sobre as garrafas reutilizáveis oferecidas aos alunos

> Declaração de conformidade das garrafas reutilizáveis

> Relatório de testes