Hortas Comunitárias | Mamoinha e R. S. João de Brito
Estas hortas comunitárias constituem o resultado da ação de requalificação e valorização ambiental e urbanística do projeto “Da Terra à Terra” financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este apoio PRR da União Europeia visa proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população residente nos complexos habitacionais desfavorecidas das zonas do Parrinho /Mourisca e Fundo de Vila/ Orreiro, ou na sua proximidade. A criação das hortas nos complexos habitacionais com localização periférica e onde se verificam situações de multivulnerabilidades socias e financeiras permite o cultivo de produtos hortícolas e frutícolas de forma biológica e sustentável, contribuindo para uma alimentação saudável. Além de proporcionar poupança no custo de aquisição, aproxima a comunidade pela promoção da interação entre pessoas, fomentando o espirito comunitário e melhorar as relações interpessoais.
As hortas aplicam os conceitos de agricultura biológica e produção na origem de fertilizante natural, através da disponibilização de compostores. Este fertilizante natural produzido irá ser incorporado nos talhões, tornando-os mais ricos em nutrientes, com maior poder de retenção da água, contribuindo para a melhoria das condições do solo favorecendo a produção de alimentos.
VANTAGENS
· Acesso a alimentos frescos e mais saudáveis
· Contribui para a economia familiar
· Promove boas práticas agrícolas
· É um passatempo didático, relaxante e salutar
· Proporciona a utilização sustentável dos espaços comunitários
· Alimenta a economia circular
A QUEM SE DESTINA?
As hortas destinam-se preferencialmente às comunidades residentes nos complexos habitacionais do Parrinho/Mourisca e Fundo de Vila/Orreiro ou nas proximidades. Podem também candidatar-se outros munícipes que mostrem interesse.
COMO FUNCIONA?
Inscreva-se e usufrua de uma horta, onde poderá cultivar os seus produtos biológicos. Os utilizadores terão compostores partilhados, onde se produzirá fertilizante natural (composto), para utilizar nas hortas.
COMO UTILIZAR?
Serão realizadas ações de formação, para os aderentes, sobre o que plantar, como e quando, para obter os melhores resultados nas culturas.
COMO ADERIR?
Contacte pelo e-mail ambientesjm@cm-sjm.pt ou ligue gratuitamente para 800 206 869
Regras de inscrição e de atribuição de talhões: consultar o Artigo 10.º Critérios para Seleção Candidatos, nas Normas para Atribuição e Utilização das Hortas Comunitárias da Mamoinha e S. João de Brito, acessiveis na ligação publicada no final desta página
Critérios de seleção dos candidatos: consultar o Artigo 11.º Atribuição e Seleção dos talhões, nas Normas para Atribuição e Utilização das Hortas Comunitárias da Mamoinha e S. João de Brito), , acessiveis na ligação publicada no final desta página.
Para consultar as Normas para Atribuição e Utilização das Hortas Comunitárias da Mamoinha e S. João de Brito, clicar AQUI.