Colónias de gatos

 

Trata-se de mais uma resposta do Município de S. João da Madeira dedicada à causa animal. A primeira colónia de gatos controlada da cidade entrou em funcionamento em 2021, na Avenida do Brasil, na envolvente ao Complexo Desportivo Paulo Pinto. Em simultâneo, teve início o programa de “Captura, Esterilização e Devolução” (CED) desses animais de rua.

Esta medida começou a ser implementada pelo Município a título de projeto-piloto. A autarquia em articulação com o trabalho de voluntários - cuidadores que subscrevem um compromisso perante a Câmara Municipal – criou as condições para o funcionamento deste equipamento. A gestão técnica da colónia cabe à veterinária municipal.

Com a aplicação do programa CED procura-se monitorizar e controlar a população felina silvestre, através de um método ético e eficaz, alimentando os animais em locais autorizados e garantindo a vigilância clínica dos mesmos.

Ao mesmo tempo, promove-se uma melhor convivência e tranquilidade entre a vizinhança e os gatos que permanecem na zona da colónia, não colocando em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.

Entretanto, a Câmara Municipal de S. João da Madeira avançou com os processos de implementação de outras duas estruturas do género, respetivamente na Praça Barbezieux e na Rua Carreiro do Poço.

O lançamento do programa CED em S. João da Madeira veio permitir reforçar o número de gatos do concelho que foram esterilizados no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios Terras de Santa Maria.