Dr. Benjamim António de Oliveira Valente (1977-1979)

Nasceu a 17/10/1935 em S. João da Madeira. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, administrador da Firma “Moreira, Valente e Associados – Soc. Revisores Oficiais de Contas” e foi Professor da Universidade Portucalense. Foi escolhido para presidir à Comissão Administrativa constituída logo após a queda da Ditadura e, depois, no período da instabilidade política que se seguiu. A sua obra, sempre ditada pelo consenso e aprovada por unanimidade, permitiu criar condições básicas ao ulterior desenvolvimento harmónico e equilibrado do território urbano sanjoanense. Conseguiu que fosse aprovado o Plano Geral de Urbanização do concelho, possibilitando assim a elaboração de um vasto leque de planos de pormenor, em diversas áreas e arruamentos, bem como arrojados projectos de arquitectura e de engenharia, lançados a partir desse plano. Iniciou por administração directa o arranjo do Parque Municipal Ferreira de Castro e a construção do cemitério nº3, mandou fazer estudos prévios para as instalações do Tribunal Judicial da Comarca, da Esquadra da PSP e do Aterro Sanitário, lançou no concelho a educação pré-escolar com a abertura de 12 salas entre Quinta do Conde e Escola de Fundo de Vila, assegurou a construção de uma CERCI, entre muitos outros projectos e iniciativas. Por toda a sua obra, foi-lhe atribuída a medalha de ouro de Mérito Municipal que recusou.