Dr. Renato Araújo (1946-1954)

Nasceu a 30/11/1892, no lugar das Vendas, em S. João da Madeira, falecendo em 6/4/1958, em Lisboa. Era filho de Benjamim José de Araújo, 1º Presidente da Câmara de S. João da Madeira. Formado em Medicina e optimamente relacionado em Lisboa, uma vez eleito Presidente foi pessoalmente solicitar ao, então, Ministro das Obras Públicas e seu Director-Geral, Eng.º Sá e Melo, intervenção do Estado no arrojado Plano de Urbanização, assente em bases técnicas, que se propunha. Conseguiu com que fosse elaborado o 1º Plano de Urbanização, que veio a definir o centro cívico urbano, ou Praça Luís Ribeiro, o sítio do Mercado Municipal e vasta área nascente que ficou reservada à construção de prédios e destinada a ser a parte mais importante da “nova S. João da Madeira”. Mais se lhe deve a fundação do Pavilhão dos Desportos, parte do saneamento urbano e, sobretudo, a Biblioteca Municipal que lhe consagra o nome.