Manuel Castro Almeida (2002-2013)

Nascido em 1957, foi trabalhador-estudante na autarquia aos 16 anos. Regressaria como Presidente, para 3 mandatos marcados pelo rigor, visão estratégica, inovação e respeito pelos compromissos assumidos.
Renovou as escolas, requalificou a habitação social e reforçou a competitividade da economia. Deu especial atenção ao planeamento, criando condições para que novas áreas do conhecimento, inovação, tecnologia e criatividade se somassem aos setores tradicionais, num ambiente urbano atrativo, com serviços públicos eficientes e uma rede social atuante.
Uma rigorosa gestão dos dinheiros públicos permitiu-lhe reduzir a dívida municipal para menos de metade, aumentando, ao mesmo tempo, os apoios sociais, reduzindo os impostos municipais e realizando obras com financiamento europeu, como a Oliva Creative Factory, Casa da Criatividade, Sanjotec, Parque Urbano do Rio Ul, Museu da Chapelaria, Paços da Cultura e a nova Escola Secundária João da Silva Correia. Em muitos casos, estes projetos tiveram por base a recuperação de edifícios antigos, de que são também exemplos as renovadas Academia de Música e Torre da Oliva.
Nos seus mandatos, o Município concretizou iniciativas pioneiras no país, como as aulas de mandarim no 1.º ciclo, a comparticipação nos medicamentos dos idosos mais pobres, o turismo industrial e a rede wireless Sanjonet. A adesão à Área Metropolitana do Porto, a afirmação da qualidade de vida da cidade, o ajardinamento dos espaços públicos e os primeiros planos de pormenor do concelho foram outros destaques.
Não podendo recandidatar-se, face à lei de limitação de mandatos, saiu da autarquia no final do seu terceiro mandato para assumir a pasta dos fundos europeus no Governo.