Refeições escolares

O Programa Alimentar para as crianças e alunos, que frequentem os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de S. João da Madeira, é composto por um serviço diário de almoço saudável, equilibrado e adequado às necessidades da população escolar. Todas as escolas têm refeitório com cozinha própria, e as ementas são as mesmas em todas as escolas do concelho, devidamente supervisionadas por nutricionista do município.
 

 

PROGRAMA DE REFEIÇÕES ESCOLARES

PERGUNTAS FREQUENTES
 
1.Como é composta a refeição do almoço?
O almoço inclui:
  . Sopa de legumes;
  . Prato de carne, peixe ou ovo, com acompanhamento de salada e/ou legumes;
  . Sobremesa (normalmente peça de fruta);
  . Pão;
  . Água.
 
A ementa mediterrânica é composta por:
  . Sopa: base de 4 variedades de hortícolas (batata, legumes, leguminosas…), com vegetais inteiros três vezes por semana e leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas) uma vez por semana;
  . Prato de carne ou peixe acompanhados de arroz, massa, leguminosas, batata (alternados), incluindo obrigatoriamente 3 variedades de legumes cozidos ou crus que ocupem ¼ do prato;
  . 1 pão de mistura;
  . Sobremesa: fruta da época, variada e crua; Para além da disponibilização de fruta da época, periodicamente existe à disposição uma sobremesa doce.
  . Água
 
Mensalmente existe um prato vegetariano para todos os alunos
 
2. O/A meu/minha educando/a pode optar pela refeição vegetariana?
Sim. Para isso deve informar a escola, por escrito, da intenção e esta comunica à Divisão de Educação da Câmara Municipal. A refeição vegetariana será fornecida de forma contínua, ao longo do ano escolar. Caso a pretenda suspender, deve fazê-lo por escrito.
 
A ementa vegetariana está disponível, diariamente, para todos os alunos mediante marcação. A sua constituição é semelhante à do menu mediterrânico, sendo apresentado um prato principal alternativo que não contém nem carne nem peixe.
 
3. Onde posso ver as ementas da cantina da minha escola?
A ementa mediterrânica e a ementa vegetariana estão publicadas nas páginas oficiais de internet da Câmara Municipal e do Agrupamento, na plataforma Educa e, ainda, afixada em papel em cada escola. As ementas são uniformes em todas as escolas da rede pública de S. João da Madeira.
 
4. Qual o preço da refeição do almoço?
A refeição do almoço – menu completo – tem o preço unitário de €1.46 (um Euro e quarenta e seis cêntimos). 
 
Se efetuou candidatura ao programa de Ação Social Escolar, poderá beneficiar de comparticipação: se tiver o Escalão B, o preço unitário da refeição será de €0.73 (setenta e três cêntimos); se tiver o Escalão A irá beneficiar de refeição gratuita.
 
5. O programa é válido para todo o ano letivo?
O programa é diário, durante todos os dias letivos do ano. Se o(a) seu/sua educando(a) frequentar o ATL/AAAF da escola, continuará a beneficiar nas interrupções letivas, nas mesmas condições. 
 
6. O que devo fazer se o/a meu/minha educando/a tiver uma alergia/intolerância alimentar?
Deve informar a escola e entregar, anualmente, a declaração médica que comprove a situação. Posteriormente, a escola comunica à Divisão de Educação da Câmara Municipal para que sejam fornecidas refeições seguras para o/a seu/sua educando/a. Se for necessário, será feita uma articulação com a equipa da Saúde Escolar e organizada a capacitação da equipa da cantina. 
 
7. Tenho de fazer a marcação das refeições do/a meu/minha educando/a na Plataforma Educa/ SIGA? 
Sim, deve efetuar a marcação das refeições na plataforma Educa/SIGA. 
 
8. Caso o/a meu/minha educando/a não tenha almoço marcado, pode almoçar na escola?
Sim. Nesse caso deverá informar a escola com a maior antecedência possível ou, no limite, até às 9h30 do dia em que pretende almoçar.
 
9. Como é efetuado o pagamento das refeições?
Através do cartão escolar virtual disponível na plataforma Educa. Para tal, deve registar-se em https://educa.cm-sjm.pt e escolher a forma de pagamento que mais lhe convém: através do Multibanco, MBWay ou Payshop. Se não tem as credenciais de registo, deve contactar os serviços administrativos do seu Agrupamento de Escolas. Se perdeu a sua palavra-passe, deve clicar em “Recuperar acesso”. 
 
10. As refeições servidas na escola são saudáveis?
Sim, as refeições são organizadas pelo Município de S. João da Madeira e seguem as recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Ministério da Educação para uma alimentação saudável em contexto escolar. A alimentação disponibilizada é completa, variada e equilibrada, tendo em consideração as necessidades nutricionais das crianças.