Saltar para os conteúdos

Enriquecimento e promoção curricular

Educação, família e comunidade em sintonia

Enriquecimento

Enriquecimento Curricular

Todas as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico em S. João da Madeira têm acesso a um conjunto de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que complementam o horário letivo, proporcionando momentos de aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar, num contexto lúdico e pedagógico. O Município de S. João da Madeira é a entidade promotora das AEC, assegurando a sua implementação em articulação com os Agrupamentos de Escolas e com diversas entidades parceiras, nomeadamente a Academia de Música de São João da Madeira, a Escola de Natação, a IPSS ATL Gente Miúda e a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.

Ao longo do ano letivo, as AEC integram atividades como Atividade Física e Desportiva, Ensino da Natação, Ensino da Música e Artes & Movimento, garantindo a todas as crianças uma oferta diversificada, inclusiva e de acesso gratuito.

Promoção

Sucesso educativo

O Município de S. João da Madeira desenvolve o projeto SJM EDUCA + 2.0, em parceria e estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho. Este projeto integra o NORTE2030-FSE+ – 02164100 – São João da Madeira PMPSE AMP2030 | Programa Metropolitano de Promoção do Sucesso Educativo.

O SJM EDUCA + 2.0 tem como principais objetivos:

· Contribuir de forma proativa para a redução das dificuldades escolares das crianças sinalizadas pelos Agrupamentos de Escolas, nomeadamente ao nível psicocognitivo e/ou socioemocional, no 1.º Ciclo do Ensino Básico;

· Promover a construção ativa do conhecimento por parte das crianças, através de atividades de caráter investigativo e de resolução de problemas;

· Intervir precocemente em áreas de dificuldade que possam surgir no processo de ensino-aprendizagem, apoiando a construção da identidade pessoal e o desenvolvimento socioemocional das crianças;

· Acompanhar e encaminhar as famílias na resolução de problemáticas sociais, capacitando-as para a adoção de práticas de parentalidade consciente, positiva e assertiva;

· Preparar as crianças para a transição entre ciclos de ensino, promovendo o sucesso escolar.

Atividades do projeto:

 

1) Atividade 1: Pequenos Cientistas Sanjoanenses;

2) Atividade 2: Intervenção psicossocial;

3) Atividade 3: Capacitação dos atores educativos;

4) Atividade 4: Quando eu for para o 5.º ano;

5) Atividade 5: Sou+ Criança - Programa de estimulação linguística e motora;

6) Atividade 6: Monitorização e avaliação.

Cidades Educadoras

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é um movimento criado em Novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”. A Carta das Cidades Educadoras constitui-se como um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais. Atualmente a AICE conta com cerca de 500 cidades associadas em todo o mundo, em 4 dezenas de países. Em Portugal pertencem à AICE 70 cidades, que se constituíram em 2005 na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. S. João da Madeira é membro desde 2006.

Site da AICE

Cidades Educadoras

Cookies

Acessibilidade