NOTAS | RELATÓRIO GAC 2021

O Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) de S. João da Madeira foi criado em julho de 2020. 
Trata-se de um serviço local de informação e apoio aos munícipes de São João da Madeira na defesa dos seus direitos enquanto consumidores que funciona em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. 
O GAC tem como missão central a promoção da cidadania. Disponibiliza informação sobre direitos, deveres e a prevenção de conflitos de consumo e promove, ainda, iniciativas de educação do consumidor no sentido de o tornar mais informado e consciente do seu papel na sociedade de consumo. 
De entre as atividades destacam-se: informação aos consumidores e apoio na resolução dos seus problemas; resolução de conflitos de consumo; orientação económica e sobre-endividamento; educação e formação para o consumo sobre várias temáticas, em contexto escolar e para a comunidade. Este é um serviço gratuito, especializado e confidencial.
Mensalmente, há um atendimento presencial (última sexta-feira de cada mês) e um atendimento online (2ª sexta-feira de cada mês) por parte de técnico especialista da DECO. Foi criado um telefone e um e-mail direto, concretamente: 256 200 218consumidor@cm-sjm.pt.
 
Desde a criação do GAC foram atendidos 1597 utentes.
Durante o ano de 2021 foram realizados 1219 atendimentos: presenciais e virtuais, telefónicos ou por email.
 
O esquema abaixo representa o número de consumidores do nosso Município e aqueles que, não o sendo, nos procuraram, sendo esclarecidos e encaminhados para a obtenção de apoio.
 
Em relação aos temas tratados, os mais procurados são os serviços públicos essenciais, nomeadamente as telecomunicações e as questões financeiras, indicadas como Banca.
 
 
 
 

Sessões realizadas pelo GAC, direcionadas a diferentes públicos

 
As sessões no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, com Estabelecimentos de Ensino da cidade, com alunos do 3º ciclo e secundário, abrangeu um total de 241 alunos:
 
Realizamos, ainda, um Webinar sobre o tema: Que desafios em tempos de pandemia?
Foram, ainda, realizados mais dois Webinar: “O fim das Moratórias” e “Edifícios mais Sustentáveis”.
 
No mês de novembro, realizamos, ainda, sessões sobre a Pobreza Energética, na Torre da Oliva, no sentido de ajudar os consumidores a melhorar a eficiência energética da sua habitação, a melhor gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética.
 
Conforme mapa resumo: