Heráldica

O brasão municipal foi concebido logo após a emancipação concelhia, em 1926, por um ilustre sanjoanense, o Padre Dr. Serafim Leite.

A cinco torres da coroa mural ou timbre significam que tem a categoria de CIDADE. A barra a negro, em chefe, no escudo, contendo a palavra LABOR, pretende significar que foi à custa do trabalho dos seus "Unhas Negras" que S. João da Madeira se desenvolveu e emancipou.

A fábrica, na pala direita, recorda o ânimo industrioso e empreendedor do seu Povo. O feixe, na pala esquerda, aponta a sua base agrícola inicial e o bairrismo dos seus naturais.

Os esmaltes de prata e verde coadunam-se com os símbolos nele representados.

Armas:

Escudo partido em pala, sobrepondo-se-lhe uma barra de negro, onde está inscrita a palavra LABOR a letras douradas; à direita é esmaltado de prata, sobressaindo a vermelho vivo o perfil de uma fábrica; à esquerda é esmaltado de verde, com um feixe erguido de parras de trigo dourado. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com a inscrição CIDADE DE S. JOÃO DA MADEIRA

Bandeira:

Esquartelada de preto e branco, com as mesmas armas ao centro; cordões e borlas de ouro e púrpura; fita branca com alinhavos pretos; haste e lança douradas.

Selo:

Circular, tendo ao centro as mesmas peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos a inscrição: CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA