Breve Historial

O Museu surgiu da vontade da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

A autarquia adquiriu espólio industrial resultante do encerramento de unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o imóvel da mais importante unidade industrial deste ramo de actividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP).

Estas aquisições forneceram a base material para o início do processo de concepção do museu. Esse projecto nasceu no seio de uma equipa multidisciplinar que a ele se dedicou nas suas várias áreas. Tal projecto foi apresentado a duas instâncias principais: por um lado, junto do IPM/RPM na qualidade de candidato a financiamento do III QCA - que foi concedido; por outro lado, junto da comunidade científica e das comunidades locais - durante as I Jornadas de Museologia realizadas em S. João da Madeira, nas instalações que foram reconvertidas em museu.

Os anos de 2002 e 2003 representaram, para a equipa de trabalho, o grande período de investigação e estudo de colecções, com projectos financiados pela Rede Portuguesa de Museus, e foram anos estratégicos para a divulgação do museu junto da comunidade local, quer por intermédio de acções especificamente direccionadas (nomeadamente reuniões de trabalho, acções de divulgação, parcerias e desenvolvimento de projectos) quer através de acções abertas a toda a comunidade (exposições, visitas de estudo guiadas às fábricas parceiras do projecto, notícias ou reportagens na imprensa), sendo ainda de ressalvar, a participação em 2002 na Festa dos Museus, promovida pela ANMP.

Como iniciativa pioneira e mais abrangente em termos de público decorreu, em Novembro de 2003, a realização de uma exposição no Centro Comercial Fórum de Aveiro, que permitiu uma divulgação mais ampla do projecto dentro do Distrito de Aveiro.

O ano de 2004 ficou essencialmente marcado por quatro tipos de intervenção:
- Projectos de investigação (no âmbito do carregamento da base de dados e disponibilização online da informação);
- Conservação preventiva e restauro do espólio;
- Acções de comunicação com os públicos;
- Preparação e instalação do Museu.