Publicações

Catálogo do projecto às Colecções
Assinalando o Dia Internacional dos Museus 2003, o Museu da Chapelaria organizou a exposição ‘Museu da Chapelaria – do projecto às colecções’.

Esta exposição foi o culminar do projecto de investigação desenvolvido ao longo do ano de 2002, cujo objectivo central foi o estudo e inventariação sumária da colecção do museu, espelhando, fundamentalmente, três áreas distintas: ‘a fábrica’, ‘o projecto’ e ‘um museu de se lhe tirar o chapéu’, traçando desta forma toda a história de evolução do Museu, sendo ainda complementada com a apresentação in loco de algumas das peças que constituem a colecção, mas também por uma visita virtual ao espaço do futuro museu e finalmente uma breve apresentação em vídeo de algumas fases da produção (estas imagens foram captadas na Cortadoria Nacional do Pêlo e na empresa Fepsa).

Desta exposição resultou a organização de um catálogo com o mesmo nome (disponível para venda na Loja do Museu).

 

Catálogo de Fotografias da Exposição Imagens do Fim e do Princípio, de Aníbal Lemos

Em 2001 foi inaugurada a primeira exposição de fotografia organizada pelo Museu da  Chapelaria.

Da autoria de Aníbal Lemos, esta exposição intitulada Imagens do Fim e do Princípio, foi o resultado de um intenso trabalho que na sua essência pretendeu representar o paradigma da museologia industrial, ao questionar pela imagem a ruptura dos espaços e das suas funcionalidades mas também dos tempos e do seu tempo.

É o transformar do universo fabril, do passado industrial que encontrou o seu fim, no mundo das memórias dessa indústria, e dos que compraram os ditos chapéus, e daqueles que viveram na S. João da Madeira que produzia esses chapéus. É o encontro com o princípio, na recriação dos ambientes que habitaram um dia aquelas paredes.

Desta exposição resultou a publicação de um catálogo de fotografias prefaciado por Maria do Carmo Serén, do Centro Português de Fotografia (disponível para venda na Loja do Museu).

 

Livro de Actas das Primeiras Jornadas de Museologia da Indústria de Chapelaria

Em Abril de 2001 realizaram-se as Primeiras Jornadas de Museologia da Indústria de Chapelaria que reuniram em S. João da Madeira um conjunto significativo de conservadores e directores de museus industriais, investigadores, alunos das áreas de património, técnicos de autarquias locais e público em geral.

Destas Jornadas resultou a publicação de um Livro de Actas onde constam todas as comunicações apresentadas (disponível para venda na Loja do Museu).