
S. João da Madeira apresenta projeto PAYT em evento sobre desafios na área do Ambiente
Modelo de tarifário “pay-as-you-throw” permitirá que os cidadãos paguem apenas o lixo que efetivamente colocam no contentor de resíduos indiferenciados.
S. João da Madeira apresentou o seu projeto PAYT no workshop realizado em Condeixa-a-Nova sobre este modelo de tarifário de resíduos (“pay-as-you-throw”). O município sanjoanense deu a conhecer, nesse fórum, os passos que está a dar para que que cada cidadão venha a pagar apenas o que efetivamente coloca no contentor do lixo indiferenciado.
Dessa forma, o montante relativo aos resíduos irá, futuramente, deixar de estar indexado ao consumo de água. Essa alteração constituirá também um incentivo à separação de resíduos, pois quem o fizer estará a baixar a sua fatura mensal, já que o que é enviado para reciclagem não é contabilizado nesse custo.
Nessa intervenção no workshop “PAYT em Portugal…os próximos passos!”, a técnica de ambiente da autarquia sanjoanense Vera Neves apresentou o trabalho que o Município de S. João da Madeira está a desenvolver para a implementação do sistema PAYT, que terá inicialmente uma fase de teste, tendo em vista o seu futuro alargamento a todas as moradias cidade.
Este processo iniciou-se no terreno no último verão, com o arranque da entrega de 1600 conjuntos de contentores nas habitações unifamiliares sanjoanenses, para recolha de resíduos porta-a-porta, por iniciativa da Câmara Municipal e com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
Abordando desafios que se colocam aos municípios na área do ambiente, o Workshop “PAYT em Portugal…os próximos passos!” foi organizado no âmbito do “Life PAYT”, um projeto europeu que está a decorrer em cidades de 3 países diferentes – Portugal Grécia e Chipre – no sentido de incentivar a recolha seletiva dos resíduos recicláveis com valor.
O evento ultrapassou o número de 100 participantes, tendo despertado o interesse de empresas e municípios nacionais e estrangeiros, nomeadamente da Grécia, Espanha, França, Itália e Irlanda.
3 de dezembro de 2019