Investimento de meio milhão de euros para reduzir perdas de água em S. João da Madeira

Empresa municipal “Águas de S. João’’ conta com financiamento europeu, para melhorar eficiência e sustentabilidade do sistema.

A empresa municipal “Águas de S. João” vai investir cerca de 550 mil euros na rede de abastecimento público do concelho de S. João da Madeira, para melhorar a eficiência do sistema, beneficiando a qualidade do serviço prestado à população e reduzindo perdas. Uma empreitada que não afetará a fatura dos consumidores.

A apresentação deste investimento foi realizada esta semana numa sessão que contou com a participação do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, o vice-Presidente, José Nuno Vieira, e do Diretor Geral das “Águas de S. João”, Daniel Matias. Na sua intervenção, o presidente da autarquia salientou que este é “um problema de natureza ambiental”, tanto mais que “a água é um recurso escasso”, pelo que entende ser “urgente ter um sistema eficiente”.

O investimento em causa – comparticipado pelo PO SEUR, Programa Operacional “Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos” – passa, nomeadamente, pela substituição de redes de abastecimento de água com desempenho ineficiente, assim como pela aquisição e instalação de equipamentos e programas de telegestão, com recurso a sistemas acústicos e de vídeo.

Neste último caso, pretende-se, nomeadamente, investir na aquisição de equipamento para gestão operacional do sistema e para de pesquisa ativa de fugas, o que, juntamente com outras intervenções previstas, permitirá uma redução substancial do nível de perdas, num horizonte de dois anos, de acordo com as estimativas da empresa municipal sanjoanense.

As áreas que serão alvo de intervenção localizam-se nas zonas da Avenida do Brasil, de Santo Estevão e do Parque N. Sra. dos Milagres, sendo que os trabalhos, a concluir em 2021, estão programados de forma a causarem o mínimo transtorno possível. Está prevista, nomeadamente, a continuidade do funcionamento das condutas atuais que só serão desativadas depois de as novas estarem concluídas.

3 de setembro de 2020

ambiente