Município entrega compostores domésticos para biorresíduos

Ação de sensibilização promovida junto de moradias do concelho, em articulação com a empresa concessionária da limpeza urbana e recolha de resíduos.

Numa ação de sensibilização para a compostagem doméstica realizada no passado dia 1 outubro, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e o vice-Presidente, José Nuno Vieira, participaram na entrega de equipamentos para a realização desse tipo de operação que consiste na transformação de resíduos orgânicos em adubo ou fertilizante natural dos solos.

Os autarcas juntaram-se a técnicos da autarquia e da empresa SUMA, concessionária do serviço de limpeza urbana e recolha de resíduos, nesta iniciativa dirigida a famílias que habitam em moradias e que, desta forma, podem reciclar em casa parte dos resíduos que produzem. Este é mais um passo no sentido da redução da produção de lixo e de uma maior sustentabilidade ambiental, tornando S. João da Madeira uma cidade mais verde.

Na mesma data, foi também visitado um munícipe que já recorre à compostagem doméstica, onde foi possível verificar, em concreto, as vantagens deste processo biológico de aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos, como restos de fruta e hortaliça, por exemplo.

Até ao momento, neste âmbito, já foram atribuídos gratuitamente cerca de 150 compostores domésticos em outras tantas habitações, numa medida da autarquia sanjoanense que se soma à entrega de contentores e ecopontos domésticos, que se prevê chegar a 2.000 moradias unifamiliares ainda este ano, reforçando o novo sistema de recolha porta-a-porta lançado no terreno em 2019.

S. João da Madeira, 19 de outubro de 2020

ambiente

 

Mais imagens