Projeto D-Noses de regresso às escolas

Alunos sanjoanenses recebem ações de sensibilização e informação sobre poluição por odores.

Estão a decorrer nas escolas de S. João da Madeira sessões informação sobre a poluição por odores e de sensibilização dos alunos para esta questão, no âmbito do projeto internacional D-Noses, que envolve 14 entidades de 9 países que pretendem chamar a atenção para o tema da poluição por odores e envolver as populações nesse processo.

Portugal é representado pelo município sanjoanense, pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e pela Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA). O D-Noses visa capacitar as comunidades locais afetadas pela poluição causada por odores para recolherem evidências sobre o problema, tendo em vista impulsionar a mudança.

Nesse sentido, os cidadãos são convidados a colaborar na deteção de situações de poluição por odores através da plataforma digital “OdourCollect”, criada para o efeito. Para utilizar esta ferramenta, basta descarregá-la na “Play Store (Android)”, “App Store (Iphone)” ou visitar a página da internet https://odourcollect.eu/.

As ações nas escolas tem sido uma prática do Município de S. João da Madeira desde o arranque do projeto D-Noses, em abril de 2018, tendo sido realizadas várias sessões para os diversos níveis de ensino escolar.

ambiente