Escolas reciclam mais de 46 toneladas de resíduos

Edição de 2019/2020 do Concurso “100% Resíduos”, promovido pela Câmara Municipal em articulação com a Ersuc.

As escolas de S. João da Madeira recolheram mais de 46 toneladas de resíduos recicláveis no ano letivo 2019/2020, no âmbito do concurso "100% Resíduos". Essa quantidade permite premiar os estabelecimentos de ensino envolvidos com uma verba global de 5.398 euros, a distribuir de acordo com o respetivo desempenho, nos termos desta iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com a Ersuc (Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro).

Na prática, cada estabelecimento de ensino é premiado proporcionalmente à quantidade de resíduos recicláveis que recolhe. Ou seja, adota-se o princípio “quem mais separa, mais ganha”, permitindo que todos os participantes sejam distinguidos na medida do seu esforço.

Esta forma de premiar as escolas passou a ser seguida na edição 2018/2019. Anteriormente, entre os anos letivos 2003/2004 e 2018/2019, o concurso “100% Resíduos” tinha como objetivo premiar as escolas que mais resíduos separavam seletivamente por aluno.

Devido ao sucesso deste projeto e ao envolvimento das escolas e dos alunos do concelho, o projeto vai continuar no ano letivo 2020/2021, promovendo a mesma forma de recompensa pelos resíduos recicláveis entregues.

22 de janeiro de 2021

ambiente