Alunos divulgam projeto internacional D-Noses

Estudantes de S. João da Madeira realizaram trabalhos sobre diversas vertentes da temática dos odores.

Aqui no site da Câmara Municipal de S. João da Madeira podem ser consultadas diversas informações sobre a temática dos odores, na sequência de trabalhos de pesquisa e elaboração de conteúdos desenvolvidos por alunos das escolas serafim Leite e João da Silva Correia, no âmbito do projeto internacional D-Noses.

Esses trabalhos estão na base de conteúdos que começaram a ser publicados esta semana na imprensa de S. João da Madeira, podendo ser consultados na íntegra neste link dedicado ao D-Noses na página do Município de S. João da Madeira na Internet:

O Município de S. João da Madeira participa no projeto internacional D-NOSES, uma iniciativa que assenta no conceito de ciência cidadã, caracterizado pelo envolvimento do público em geral em processos de investigação científica.

Trata-se de estudar a poluição por odores, por forma a projetar possíveis soluções, envolvendo a comunidade afetada em conjunto com as autoridades locais, nacionais, indústrias emissoras, entre outros. O objetivo é, através de uma abordagem de cocriação, ajudar a reduzir a poluição por odores.

O D-Noses envolve 14 entidades de 9 países, sendo Portugal representado pelo município sanjoanense, pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e pela Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).

Com financiamento no âmbito do Programa-Quadro Europeu para a Investigação e Inovação (Horizonte 2020), este projeto foi criado com o objetivo de mudar a forma como a poluição por odores é atualmente abordada em todos os níveis do governo (europeu, nacional e local).

14 de abril de 2021

ambiente